Avaliação da aprendizagem em educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental: perspectivas docentes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-12-20

Autores

Brasil, Tainara Caroline Gomes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The process of teaching and apprenticeship contemplates several elements so that it is significant in the integral formation of the subject, among them there stands out the evaluation in which the development of the pupils is identified, regarding the acquired knowledge. One treats as an essential dimension being studied in the component curricular, as well as in the School Physical Education. From that, the present study had as investigating objectives, under the perspectives of / teach them / those of Physical Education, as the evaluation process happens in the schools near the final years of the basic teaching, to identify the instruments evaluative used, as well as the factors that influence this practice. The methodology of qualitative approach was characterized for a study exploratory, taking the interview as a technique of collection. They announced of the study 15 effective teachers of state public schools of the city of Bauru/SP, active in groups of 6 ° to 9 ° year. The obtained results pointed to elements made a list to the apprenticeship; influence of the official curriculum of Sao Paulo; evaluation while I prosecute; teaching formation; increase in value of the area. In this sense, we realize that the teachers look to do the evaluation of the pupils in the final years of the Basic Teaching, of procedural form, with different instruments, using the official curriculum of the state like referential system and according to his formation and support of the school community
O processo de ensino e aprendizagem contempla diversos elementos para que seja significativo na formação integral do sujeito, dentre eles destaca-se a avaliação na qual identifica-se o desenvolvimento dos alunos, com relação ao conhecimento adquirido. Trata-se de uma dimensão essencial a ser estudada nos componentes curriculares, assim como na Educação Física Escolar. A partir disso, o presente estudo teve como objetivos investigar, sob as perspectivas dos/as professores/as de Educação Física, como se dá o processo de avaliação nas escolas junto aos anos finais do ensino fundamental, identificar os instrumentos avaliativos utilizados, bem como os fatores que influenciam esta prática. A metodologia de abordagem qualitativa se caracterizou por um estudo exploratório, tendo como técnica de coleta a entrevista. Participaram do estudo 15 professores efetivos de escolas públicas estaduais da cidade de Bauru/SP, atuantes em turmas de 6° a 9° ano. Os resultados obtidos apontaram para elementos relacionados à aprendizagem; influência do currículo oficial de São Paulo; avaliação enquanto processo; formação docente; valorização da área. Nesse sentido, percebemos que os professores buscam fazer a avaliação dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental, de forma processual, com diferentes instrumentos, utilizando o currículo oficial do estado como referencial e conforme sua formação e apoio da comunidade escolar

Descrição

Palavras-chave

Educação física (Ensino fundamental), Professores de educação fisica, Educação fisica - Curriculos - São Paulo (Estado), Evaluation

Como citar

BRASIL, Tainara Caroline Gomes. Avaliação da aprendizagem em educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental: perspectivas docentes. 2017. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.