Alterações identificadas por meio do Focused Assesment with Sonography for Trauma, Triage and Tracking (FAST3) no paciente emergencial

Imagem de Miniatura

Data

2016-11-12

Autores

Yamaguchi, Larissa Sasaki [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Estudos na medicina veterinária revelaram que os protocolos FAST abdominal (AFAST) e FAST torácico (TFAST) são de grande utilidade para a detecção de fluidos livres consequentes de injúrias intra-abdominais e intratorácicas em pacientes traumatizados e emergenciais. Vantagem marcante do FAST é a rapidez a qual pode ser realizado (média de três minutos); além disso, a proficiência em exames FAST pode ser adquirida por veterinários não-radiologistas. FAST é um exame relativamente barato, não invasivo, seguro, financeiramente acessível, portátil, versátil - por possuir modalidades de imagem que requerem mínima manipulação do paciente -, facilmente disponível para avaliações seriadas e para acompanhamento de mudanças no quadro clínico do paciente e pode ser realizado simultaneamente com outras intervenções clínicas emergenciais. O presente estudo objetivou testar a hipótese de que o protocolo FAST é eficaz na identificação de alterações em espaços peritoneal, pleural e pericárdico em pequenos animais em situações emergenciais. Uma base de dados foi utilizada por meio da seguinte estratégia de busca: Focused Assesment with Sonography for Trauma AND Veterinary. Foi realizada uma revisão sistemática na qual foram selecionados sete estudos em inglês publicados entre 2008 e 2016. Os estudos existentes que abordam a utilização do FAST em pequenos animais em situações emergenciais demonstraram resultados interessantes em relação ao diagnóstico rápido semi-quantitativo de fluido intra-abdominal, de fluido pleural, de fluido pericárdico, pneumotórax, contusões pulmonares e outras patologias torácicas; todavia ainda são escassos e maior investigação demonstra-se urgente. Portanto, é necessário que mais estudos sejam realizados futuramente para melhor elucidação a respeito do tema.

Descrição

Palavras-chave

Protocolos Medicina veterinária, Emergencias veterinarias, Diagnóstico, Focused Assesment with Sonography for Trauma

Como citar

YAMAGUCHI, Larissa Sasaki. Alterações identificadas por meio do Focused Assesment with Sonography for Trauma, Triage and Tracking (FAST3) no paciente emergencial. 2016. 110 f. , 2016.