Os romances juvenis de Jorge Miguel Marinho: leitura do mundo, leitura da literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-07-31

Autores

Stopa, Rafaela

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese propõe algumas leituras possíveis para cinco romances juvenis de Jorge Miguel Marinho (1947): A visitação do amor: uma história mágica em dó maior (1987); Sangue no espelho: histórias de Alices, vampiros e olhares (1993); Te dou a lua amanhã...: biofantasia de Mário de Andrade (1993); O cavaleiro da tristíssima figura (1996) e Lis no peito: um livro que pede perdão (2005), com o objetivo de compreender as singularidades do projeto estético do escritor, que tem produção regular desde os anos 1980, permanece em franca atividade e foi bastante premiado no segmento juvenil. Por ser um autor ainda pouco estudado no que concerne ao conjunto de sua obra, há, no primeiro capítulo, uma abordagem panorâmica que busca situá-la histórica e esteticamente, com fundamentação em Antonio Candido, Silviano Santiago, Tânia Pellegrini, Walnice Galvão, Flávio Carneiro e Beatriz Resende. No segundo capítulo, para o levantamento e discussão de sua fortuna crítica, a produção a esse respeito foi levantada a partir da década de 1980, tanto a disponibilizada em gêneros acadêmicos – teses, dissertações e artigos em revistas – quanto em livros. No ensejo das leituras sobre textos que tratam da obra jorgiana há uma breve reflexão sobre o específico juvenil com ênfase na presença da intertextualidade e da metalinguagem e o tipo de relação dos textos de Marinho com o segmento. Para tanto, o pensamento de pesquisadores mais experientes como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Edmir Perrotti, João Ceccantini e Alice Áurea Penteado Martha aparece entrelaçado às reflexões de Gabriela F. C. Luft, Larissa W. F. Cruvinel, Raquel C. de S. e Souza e outros investigadores que mais recentemente se integraram à área. No terceiro capítulo, quando da análise do corpus, todo esse referencial é retomado junto às contribuições de Linda Hutcheon e Umberto Eco sobre a literatura contemporânea, as quais iluminam a leitura da obra jorgiana. Enfim, as tendências verificadas nos romances são levantadas em conjunto, de modo a possibilitar o entendimento de como o destinatário específico – neste caso, o jovem – baliza a dimensão estética da produção juvenil de Marinho, especialmente no uso da metaficção e da intertextualidade paródica, sem prejudicar a qualidade de sua criação artística. Ao contrário, seus livros trazem significativa originalidade ao fugir de estereótipos ainda presentes na literatura juvenil, revelando um diálogo produtivo entre a tradição literária e a sensibilidade criativa do escritor. Ao final, o Apêndice apresenta uma tabela com todas as publicações de Marinho junto à indicação das premiações recebidas e uma entrevista original com o autor concedida para esta tese. Os Anexos trazem a transcrição de entrevistas e participações em mesas e programas que se encontravam disponíveis apenas em áudio ou vídeo.
This thesis was carried out to suggest reading possibilities for five young-adult novels written by Jorge Miguel Marinho (1947): A visitação do amor: uma história mágica em dó maior (1987); Sangue no espelho: histórias de Alices, vampiros e olhares (1993); Te dou a lua amanhã...: biofantasia de Mário de Andrade (1993); O cavaleiro da tristíssima figura (1996) e Lis no peito: um livro que pede perdão (2005). The objective is to understand the singularities of Marinho's aesthetic project, who has a regular production since the 1980s, remains writing, and has been highly awarded in the young-adult segment. In the first chapter, as the author is not widely studied, there is a panoramic approach that seeks to situate his work historically and aesthetically according to Antonio Candido, Silviano Santiago, Tânia Pellegrini, Walnice Galvão, Flávio Carneiro, and Beatriz Resende. In the second chapter, for the survey and discussion of Marinho’s critical fortune, the production in this respect was raised from the 1980s on, both in academic genres - theses, dissertations, and articles in magazines - and in books. Considering these readings of this author's work, there is also a brief reflection about the specificity of the young-adult novels with an emphasis on the presence of intertextuality and metalanguage, and the type of relationship of his texts with this segment. To that end, the ideas of more experienced researchers like Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Edmir Perrotti, João Ceccantini, and Alice Aurea Penteado Martha appear intertwined with considerations of Gabriela F.C. Luft, Larissa W.F. Cruvinel, Raquel C. de S. e Souza and other scholars which have joined the area more recently. In the third chapter, the analysis of the corpus, all this theoretical reference aforementioned is resumed with the contributions of Linda Hutcheon and Umberto Eco on contemporary literature, which illuminate the proposed reading of Jorge Marinho’s work. Finally, the trends observed in the novels are raised together, in order to allow the understanding of how the specific reader - in this case, the young-adult – set boundaries within the aesthetic dimension of the author's young-adult production, especially his use of metafiction and parodic intertextuality, without harming the quality of his artistic creation. Conversely, his books bring significant originality by escaping stereotypes that are still present in the young-adult literature, revealing a productive dialogue between the literary tradition and the creative sensitivity of the writer. At the end, the Appendix presents a table with all of Marinho's publications alongside the indication of prizes received, and an original interview with the author granted for this dissertation. The Annexes provide the transcription of interviews, participations in panel discussions, and programs that are available only in audio or video

Descrição

Palavras-chave

Jorge Miguel Marinho., Literatura juvenil., Romance juvenil., Tendências.

Como citar