Show simple item record

dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorTeixeira Júnior, José Vicente Alves
dc.date.accessioned2018-09-24T16:51:35Z
dc.date.available2018-09-24T16:51:35Z
dc.date.issued2018-05-25
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157089
dc.description.abstractApresentam-se, aqui, resultados de um estudo, cujo objetivo central foi avaliar como os resultados de pesquisa podem subsidiar a prática docente de um professor universitário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como referencial a análise de discurso, estudos que abordam concepções alternativas sobre conceito de Física, bem como a relevância do laboratório didático na formação inicial de professores de Física. A amostra de sujeitos analisados, neste estudo, foi constituída de um professor responsável por uma disciplina introdutória de Laboratório de Física e seus alunos. Os dados para análise de discurso foram constituídos durante dois semestres; no primeiro, o pesquisador observou as aulas de uma das turmas de laboratório do docente analisado; no outro semestre, além de acompanhar as práticas de laboratório, prestou assessoria ao docente, ao levantar as concepções espontâneas dos alunos sobre temas relacionados a três das práticas de laboratório realizadas na disciplina: cinemática no plano inclinado, segunda Lei de Newton e lançamento de projéteis. Estes dados foram levados ao conhecimento do docente previamente à realização das práticas de laboratório. Entrevistas inicial e final com o docente procuraram avaliar a repercussão das inserções da pesquisa em sua prática de ensino. O estudo mostrou que o docente considerou os resultados da pesquisa em sua prática de ensino, considerando importante o contato estabelecido durante o processo.pt
dc.description.abstractWe present here partial outcomes of a study, whose main objective is to evaluate how the results of research can subsidize the teaching practice of a university professor. It is a qualitative research, having as reference the discourse analysis, studies that approach alternative conceptions about the concept of Physics, as well as the relevance of the didactic laboratory in the initial training of Physics teachers. The sample of subjects analyzed in this study was composed of a professor responsible for an introductory discipline of Physics Laboratory and his students. The data for discourse analysis were constituted during two semesters; in the first one, the researcher observed the classes of one of the laboratory classes. In the other semester, in addition to following some of the laboratory practices, he advised the professor by raising the misconceptions of the future students on subjects related to three of the laboratory practices carried out in the discipline: kinematics on the inclined plane, Newton's second Law and projectile launch. These data were brought to the knowledge of the professor, prior to the accomplishment of the laboratory practices. Initial and final interviews with the professor seek to evaluate the repercussion of the insertions on the research in his teaching practice. The study showed that the professor considered the results of the research in their teaching practice, considering important the contact with the research established during the process.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectLaboratório de ensino de físicapt
dc.subjectConcepções alternativaspt
dc.subjectAnálise de discursopt
dc.subjectPrática docentept
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectPhysics teaching laboratoryen
dc.subjectInitial training of physics teachersen
dc.subjectContinuing education of university professorsen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.titleUm estudo sobre a introdução de resultados de pesquisa na prática docente de um professor universitário atuante em uma disciplina de Laboratório de Físicapt
dc.title.alternativeA study on the introduction of research results in the teaching practice of a university professor working in a discipline of Physics Laboratoryen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt
unesp.researchAreaFundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática; Linguagem, discurso e Ensino de Ciênciaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000908164
dc.identifier.capes33004056079P0
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record