CRIMINOLOGIA CULTURAL E RAP: uma análise discursiva de identidades desviantes nas letras dos Racionais MC’s

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-10-17

Autores

Silva, Theuan Carvalho Gomes da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre etiquetas nas letras de rap, estudar sua construção, desconstrução, reconstrução e/ou subversão dos rótulos tidos como desviantes e impostas pelo sistema de justiça criminal contra grupos específicos. O trabalho pretende, sobretudo, buscar o olhar daqueles que são, em regra, estigmatizados sobre os quais recaem tais rótulos. A pesquisa busca um olhar para além do cientificismo acadêmico, possível de ser encontrado em expressões artísticas populares, como é o caso do gênero musical rap, que traz experiências e vivências de seus atores com o sistema justiça criminal. Para tanto, parte-se dos aportes teóricos da criminologia crítica e cultural. Os Racionais MC’s foi o grupo musical escolhido. O método escolhido para estudo foi a análise do discurso (AD), pois a abertura de significados que o método de investigação da AD nos traz dialoga com as propostas metodológicas da criminologia cultural, aporte teórico condutor da pesquisa. A análise do discurso das letras dos Racionais busca apreender significados e sentidos que só são possíveis a partir das compreensões sociais, históricas, políticas e ideológicas do enunciador. Essa perspectiva, portanto, rompe com os paradigmas tradicionais da pesquisa criminológica, valorizando a escuta e o olhar dos atores envolvidos com a questão criminal a partir do seu lugar de fala. A intenção é compreender como os rótulos e identidades desviantes são cantados por aqueles que, comumente, são assim estigmatizados.
This work aims to analyse the relationship between labels in rap lyrics, study their construction, deconstruction, reconstruction and / or subversion of labels considered as deviant and imposed by the criminal justice system against specific groups. The work aims, above all, to seek the eyes of those who are, as a rule, stigmatized on which these labels fall. The research seeks a look beyond academic scientificism, which can be found in popular artistic expressions, such as the rap music genre, which brings experiences and experiences of its actors with the criminal justice system. Therefore, it is based on the theoretical contributions of critical and cultural criminology. Racionais MC's was the chosen musical group. The method chosen for the study was the discourse analysis (AD), because the opening of meanings that the method of investigation of the AD brings us dialogues with the methodological proposals of cultural criminology, theoretical contribution conducting the research. The discourse analysis of Racionais letters seeks to capture meanings and meanings that are only possible from the social, historical, political and ideological understandings of the enunciator. This perspective, therefore, breaks with the traditional paradigms of criminological research, valuing the listening and the eyes of the actors involved with the criminal issue from their place of speech. The intent is to understand how deviant labels and identities are sung by those who are commonly stigmatized.

Descrição

Palavras-chave

Identidade desviante, Interacionismo simbólico, Criminologia cultural, Criminologia crítica, Rap, Análise do discurso, Racionais MCs, Deviant identity, Symbolic interactionism, Cultural criminology., Critical criminology, Rap music, Speech analysis, Racionais MCs

Como citar