Diversidade cultural do cinema brasileiro: um estudo da efetividade das políticas públicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-08-24

Autores

Cardoso, Vivianne Lindsay

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa propõe, por meio de um recorte histórico entre 2006 e 2016, analisar a efetividade das políticas públicas de comunicação voltadas à diversidade cultural no cinema brasileiro. Considerando fatores econômicos, sociológicos e culturais visa identificar se as mesmas estão sendo efetivas para a proteção, promoção e desenvolvimento da diversidade cultural no país. Trabalha-se como a hipótese de que as políticas públicas não estão sendo efetivas, não atendendo a todos objetivos propostos na regulação. Utiliza-se como fundamentação teórica-metodológica o materialismo histórico-dialético. Adota-se pensadores oriundos dos Estudos Culturais e da Escola Francesa para auxiliar na sistematização do conceito de diversidade cultural. A partir dos dados levantados, aplica-se análise de efetividade das políticas públicas envolvendo eficácia, eficiência e equidade, além de metodologia específica para análise de área para indústria audiovisual, trabalhando com mapeamento e desenvolvimento de indicadores. Como resultados encontrados são identificados movimentos econômicos de tendência a concentração e homogeneização especialmente dos processos de distribuição e consumo cinematográficos no Brasil, corroborando a hipótese proposta.
The research proposes, through a historical review between 2006 and 2016, to analyze the effectiveness of public communication policies aimed at cultural diversity in Brazilian cinema. Considering economic, sociological and cultural factors, it aims to identify if they are being effective for the protection, promotion and development of cultural diversity in the country. The hypothesis is that public policies are not being effective, not meeting all objectives proposed by the regulation. The historical-dialectical materialism is used as theoretical-methodological foundation. Authors from Cultural Studies and the French School are used to help systematize the concept of cultural diversity. Based on gathered data, effectiveness analysis of public policies are performed considering efficacy, effectiveness and equity, besides specific methodology to audiovisual industry analysis, working with mapping and performance indicators development. As results, are identified economic movements with tendency to concentration and homogenization, especially considering the processes of distribution and cinematographic consumption in Brazil, corroborating the hypothesis proposed.

Descrição

Palavras-chave

Diversidade cultural, Comunicação e efetividade, Políticas de comunicação, Audiovisual, Cinema, Cultural diversity, Communication and effectiveness, Public communication policies, Audio-visual, Movie theater

Como citar