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dc.contributor.advisorGobbi, Maria Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorBotelho, Daira Renata Martins
dc.date.accessioned2018-10-31T14:08:43Z
dc.date.available2018-10-31T14:08:43Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157467
dc.description.abstractNecessária para a sobrevivência humana, foi se aprimorando ao longo dos tempos, teve seu desenvolvimento potencializado pelo uso da tecnologia, pode variar de cultura para cultura. Essa descrição poderia ser utilizada para tratar de dois assuntos que estão presentes nesta tese: comunicação e comida. A comunicação acontece desde os primórdios da História da Humanidade, a começar pelos gestos e grunhidos, modificou-se primeiro com a fala e depois com desenvolvimento da escrita; teve sua função potencializada com o surgimento dos veículos massivos e hoje demonstra um alcance maior devido à internet. Já a comida é o resultado de um processo que envolve os alimentos e o saber-fazer que foi sendo adquirido, como as técnicas de armazenamento, de cocção, o uso de temperos, a facilitação com a chegada dos utensílios domésticos, a criação da indústria alimentícia e a expansão dos alimentos processados, a evolução do gosto e dos hábitos alimentares. Ambas possuem relações semelhantes em relação às controversas classificações como a comunicação de massa, a popular, a alta cozinha ou a comida de rua; as relações de poder também estão presentes: a hegemonia dos grandes conglomerados de comunicação versus a comunicação boca-a-boca, o conhecimento das cozinheiras tradicionais versus os restaurantes dos chef’s renomados e com as reconhecidas estrelas que legitimam seus estabelecimentos. São dois processos que permeiam todas as sociedades, mesmo que de formas variadas, mas que fazem parte do cotidiano de todo indivíduo. Nesta tese buscou-se fazer uma observação do caminho percorrido pela comunicação juntamente com a comida, que teve como um dos resultados o produto midiático que compõe esta pesquisa. Para entender a maneira como um produto midiático retrata a cultura de um povo, neste caso, a cultura alimentar, foi escolhido o programa MasterChef, um dos mais bem-sucedidos reality shows de culinária, tanto que teve sua produção e exibição em mais de 50 territórios. Por meio de uma análise qualitativa, foram observados os episódios da atração de seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. O objetivo foi verificar o direcionamento escolhido pelas produções do programa através das culinárias que estiveram mais ou menos presentes no conteúdo da competição, para, com isso, apurar qual identidade e cultura foram mostradas no MasterChef na América Latina. Os resultados obtidos na observação das nove temporadas e dos 151 episódios fomentaram discussões acerca dos componentes exibidos pela atração, além de questões relacionadas à hegemonia, ao poder, ao papel da mulher, à legitimidade e ao reconhecimento da cultura latino-americana por meio pelas culinárias apresentadas no programa MasterChef.pt
dc.description.abstractNecesaria para la supervivencia humana, se fue perfeccionando a lo largo de los tiempos, tuvo su desarrollo potenciado por el uso de la tecnología, puede variar de cultura a cultura. Esta descripción podría ser utilizada para tratar dos asuntos que están presentes en esta tesis: comunicación y comida. La comunicación ocurre desde los primordios de la Historia de la Humanidad, empezando por los gestos y gruñidos, se modificó primero con el habla y luego con el desarrollo de la escritura; ha tenido su función potencializada con el surgimiento de los vehículos masivos y hoy demuestra un alcance mayor debido a internet. La comida es el resultado de un proceso que involucra los alimentos y el saber hacer que se ha adquirido, como las técnicas de almacenamiento, de cocción, el uso de condimentos, la facilitación con la llegada de los utensilios domésticos, la creación de la industria alimentaria y la expansión de los alimentos procesados, la evolución del gusto y de los hábitos alimentarios. Ambas poseen relaciones similares en relación a las controvertidas clasificaciones como la comunicación de masa, la popular, la alta cocina o la comida de calle; las relaciones de poder también están presentes: la hegemonía de los grandes conglomerados de comunicación versus la comunicación boca a boca, el conocimiento de las cocineras tradicionales frente a los restaurantes de los chef's renombrados y con las reconocidas estrellas que legitiman sus establecimientos. Son dos procesos que permean a todas las sociedades, aunque de formas variadas, pero que forman parte del cotidiano de todo individuo. En esta tesis se buscó hacer una observación del camino recorrido por la comunicación junto con la comida, que tuvo como uno de los resultados el producto mediático que compone esta investigación. Para entender la manera como un producto mediático retrata la cultura de un pueblo, en este caso, la cultura alimentaria, fue elegido el programa MasterChef, uno de los más exitosos reality shows de culinaria, tanto que tuvo su producción y exhibición en más de 50 territorios. Por medio de un análisis cualitativo, se observaron los episodios de la atracción de seis países de América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colombia, México y Perú. El objetivo fue verificar el direccionamiento escogido por las producciones del programa a través de las culinarias que estuvieron más o menos presentes en el contenido de la competición, para, con ello, determinar qué identidad y cultura fueron mostradas en el MasterChef en América Latina. Los resultados obtenidos en la observación de las nueve temporadas y de los 151 episodios fomentaron discusiones acerca de los componentes exhibidos por la atracción, además de cuestiones relacionadas a la hegemonía, al poder, al papel de la mujer, a la legitimidad y al reconocimiento de la cultura latinoamericana por medio de las culinarias presentadas en el programa MasterChef.es
dc.description.abstractNecessary for human survival, has been improving over time, has had its development enhanced by the use of technology, can vary from culture to culture. This description could be used to address two issues that are present in this thesis: communication and food. The communication happens from the beginnings of the History of the Humanity, beginning with the gestures and grunhidos, modified itself first with the speech and soon with development of the writing; had its function boosted by the emergence of massive vehicles and today shows a greater reach due to the internet. Food is the result of a process involving food and the know-how that has been acquired, such as storage techniques, cooking, the use of seasoning, facilitation with the arrival of household items, the creation of the industry food and the expansion of processed foods, the evolution of taste and eating habits. Both have similar relations to controversial classifications such as mass communication, popular communication, haute cuisine, or street food; power relations are also present: the hegemony of large conglomerates of communication versus word-of-mouth communication, the knowledge of traditional cooks versus the renowned chef's restaurants and the renowned stars that legitimize their establishments. They are two processes that permeate all societies, even if in various forms, but which are part of the daily life of every individual. In this thesis, an attempt was made to observe the path taken by communication along with food, which had as one of the results the media product that compose this research. To understand the way a media product portrays the culture of a people, in this case the food culture, was chosen the MasterChef program, one of the most successful reality culinary cooking shows, both had its production and exhibition in more than 50 territories. Through a qualitative analysis, the episodes of the attraction of six Latin American countries were observed: Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Mexico and Peru. The objective was to verify the orientation chosen by the productions of the program through the cuisines that were more or less present in the content of the competition, in order to ascertain which identity and culture were shown in the MasterChef in Latin America. The results obtained in the observation of the nine seasons and the 151 episodes fomented discussions about the components exhibited by the attraction, as well as issues related to hegemony, power, the role of women, legitimacy and recognition of Latin American culture through culinary presented in the MasterChef program.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectCulináriapt
dc.subjectMasterChefpt
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectCulturaes
dc.subjectIdentidades
dc.subjectCocinaes
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCulturept
dc.subjectIdentityen
dc.subjectCulinaryen
dc.titleA comunicação da massa: cultura e identidade no MasterChef da América Latinapt
dc.title.alternativeLa comunicación de la masa: cultura e identidad en el MasterChef de América Latinaes
dc.title.alternativeMass communication: culture and identity in MasterChef in Latin Americaen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipIdCAPES - Código de Financiamento 001
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaProcessos midiáticos e práticas socioculturaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000909548
dc.identifier.capes33004056081P4
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