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dc.contributor.authorPerinelli Neto, Humberto
dc.contributor.authorPaziani, Rodrigo Ribeiro
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:05Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:05Z
dc.date.issued2015-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698136609
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 31, n. 4, p. 279-304, 2015.
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157593
dc.description.abstractABSTRACT: The importance achieved by film keeps close connection with the transformation of the human eye and the way to meet modernity. The ability to provoke wonder and to intervene in the construction of the worldview has generated the development of film use experiences in education. In this paper we intend to articulate the cinematic language with teacher training and History and Geography teaching practices in undergraduate courses. Some of the fundamental problems of education are related to the uses of audiovisual technologies and languages ​​and how to mobilize and build new knowledge amid the formative processes of the students. Our reflections, based on Paulo Freire's dialogic education, will be focused on the possibilities of building new knowledge and experiences through experiments involving the production of videos/short films, highlighting two cases occurred in the northwest region of São Paulo.en
dc.description.abstractRESUMO: A importância alcançada pelo cinema guarda vínculo estreito com a transformação do olhar humano e da maneira de conhecer da modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de experiências de uso de filmes na educação. Neste artigo, pretendemos articular a linguagem cinematográfica com a formação docente e as práticas de ensino de História e de Geografia em cursos de Licenciatura. Alguns dos problemas fundamentais da educação estão relacionados aos usos das tecnologias e linguagens audiovisuais e como mobilizar e construir novos saberes em meio aos processos formativos dos alunos. Nossas reflexões, baseadas na educação dialógica de Paulo Freire, estarão focalizadas nas possibilidades de construção de novos conhecimentos e vivências, através de experiências que envolvem a produção de vídeos/curtas-metragens, com destaque para dois casos ocorridos na região Noroeste do Estado de São Paulo.pt
dc.format.extent279-304
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.sourceSciELO
dc.subjectCinemaen
dc.subjectHistory and Geography Teachingen
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.subjectCinemapt
dc.subjectEnsino de História e de Geografiapt
dc.subjectFormação Docentept
dc.titleCINEMA, PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA E FORMAÇÃO DOCENTE: PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS - EXPERIÊNCIAS E ESTUDOS DE CASOpt
dc.title.alternativeCINEMA, HISTORY AND GEOGRAPHY TEACHING PRACTICE AND TEACHER TRAINING: SHORT FILM'S PRODUCTION EXPERIENCE AND CASE STUDIESen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
dc.description.affiliationUNESP
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Oeste do Paraná Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
dc.description.affiliationUnespUNESP
dc.identifier.doi10.1590/0102-4698136609
dc.identifier.scieloS0102-46982015000400279
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS0102-46982015000400279.pdf
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