Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Sabrina De Cássia
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:10Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:10Z
dc.date.issued2017-04-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/010318135182200381
dc.identifier.citationTrabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), v. 56, n. 1, p. 117-137, 2017.
dc.identifier.issn0103-1813
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157615
dc.description.abstractAbstract Ageing is a natural process undergone by every human being. However, it also brings about social exclusion among older people in the communities to which they belong. Seeking to address this situation and find ways to reintegrate the elderly into society, institutions have provided special courses, particularly for foreign language learning. This report results from the experience of teaching Italian to older students, and it aims to spotlight the motivating factors that brought these learners to foreign language lessons, and also their beliefs, difficulties, needs, as well as their conception of target language culture. Here we highlight some of the conflicts that were evident inside the classroom and that are in line with current studies.en
dc.description.abstractResumo O envelhecimento é um processo natural do ser humano, mas que socialmente acarreta exclusão do indivíduo da comunidade em que está inserido. De modo a contornar tal situação e reinserir o idoso na sociedade, instituições têm oferecido cursos especiais, com ênfase para os cursos de língua estrangeira (PEREIRA, 2005). O presente relato é fruto de uma experiência de ensino de língua italiana para alunos idosos, e tem como objetivo enfatizar os fatores motivadores que levaram tal público às aulas de língua estrangeira, suas crenças, dificuldades e necessidades, bem como a concepção do aluno idoso sobre a cultura da língua meta (HALL, 2011; KUMARAVADIVELU, 2012). Ressaltamos alguns conflitos que se mostraram evidentes em sala de aula e que estão em concordância com os estudos atuais.pt
dc.format.extent117-137
dc.language.isopor
dc.publisherUNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.relation.ispartofTrabalhos em Linguística Aplicada
dc.sourceSciELO
dc.subjectForeign language learningen
dc.subjectItalian languageen
dc.subjectelderly.en
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt
dc.subjectlíngua italianapt
dc.subjectidoso.pt
dc.titleRelato de uma experiência de ensino de língua italiana para a terceira idade: desconstruindo concepções e arquitetando uma nova visão de mundopt
dc.title.alternativeReport of an experience of teaching Italian language to elderly students: deconstructing concepts and constructing a new worldviewen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho IBILCE
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho IBILCE
dc.identifier.doi10.1590/010318135182200381
dc.identifier.scieloS0103-18132017000100117
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS0103-18132017000100117.pdf
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record