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dc.contributor.authorGomes, Cláudia Aparecida Valderramas
dc.contributor.authorPedrero, Jennifer Do Nascimento
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:42Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:42Z
dc.date.issued2015-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002192013
dc.identifier.citationPsicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 35, n. 4, p. 1239-1256, 2015.
dc.identifier.issn1414-9893
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157738
dc.description.abstractAbstract The complents school ´s are among the main reasons for referral of children to specialized care. This study aimed to characterize the profile of the school complaints forwarded by the public health services in a city of country São Paulo state in 2010-2011, and to identify and analyze the conduct adopted by practitioners of psychology in attendance for the same demand. Basic Health Units and Integrated Psychosocial Care Center - CIAPS - were the places designated for data collection to be responsible for meeting the child population. The study included documentary analysis records on semi - structured interviews with psychologists working in the spaces referred demand and interview. The results confirmed the literature indicates that the field of school psychology with emphasis on routing male children between seven and ten years old who attend the beginning of the first cycle of elementary school. About the respect to the concepts and professional practices found a predominance of the clinical model and a certain difficulty to implement new ways of working. Despite the theoretical and methodological advances in proposed new conceptions about school problems, they still aren’t sufficiently present in the practice of these professionals.en
dc.description.abstractResumen Las quejas escolares están entre los principales motivos para orientación de niños en la atención especializada. El presente estudio tuvo por objetivos caracterizar el perfil de la demanda remitida por queja escolar a los servicios de salud pública de un municipio del interior paulista en el periodo 2010-2011, así como identificar y analizar la conducta de los profesionales de psicología en la asistencia a esta demanda. Unidades Básicas de Salud y el Centro Integrado de atención Psicosocial (Ciaps) fueron los lugares designados de colecta de datos pues son responsables por la atención de la población infantil. El estudio contempló el análisis documental de los registros de la demanda y entrevistas semiestructuradas con los psicólogos que trabajan en los respectivos espacios. Los resultados confirmaron lo que apunta la literatura en el campo de la psicología escolar, con énfasis en la orientación de niños del sexo masculino de edades comprendidas entre siete y diez años que cursan al primer ciclo de la educación básica. Con respecto a los conceptos y a las prácticas profesionales se constató el predominio del modelo clínico de atención y algunas dificultades en hacer efectivas nuevas formas de actuar. A pesar de los avances teóricos y metodológicos propuestos en nuevas concepciones sobre las quejas escolares, los mismos todavía no se hacen suficientemente presentes en la práctica de eses profesionales.es
dc.description.abstractResumo As queixas escolares estão entre os principais motivos de encaminhamento de crianças para atendimento especializado. Esta pesquisa teve por objetivos caracterizar o perfil da demanda encaminhada por queixa escolar aos serviços públicos de saúde de um município do interior paulista no período 2010-2011, bem como identificar e analisar a conduta adotada pelos profissionais da Psicologia no atendimento destinado a ela. Unidades Básicas de Saúde e o Centro Integrado de Atenção Psicossocial – CIAPS – foram os locais designados para a coleta dos dados por serem responsáveis pelo atendimento à população infantil. O estudo contemplou análise documental dos registros sobre a demanda encaminhada e entrevista semiestruturada com os psicólogos que trabalham nos respectivos espaços. Os resultados confirmaram o que aponta a literatura na área da Psicologia Escolar com destaque para o encaminhamento de crianças do sexo masculino com idades entre sete e dez anos que cursam o início do primeiro ciclo do ensino fundamental. Com relação às concepções e práticas profissionais, constatou-se o predomínio do modelo clínico de atenção e certa dificuldade na efetivação de novas formas de atuar. Apesar dos avanços teórico-metodológicos propostos em novas concepções sobre as queixas escolares, estes ainda não se fazem suficientemente presentes na prática desses profissionais.pt
dc.format.extent1239-1256
dc.language.isopor
dc.publisherConselho Federal de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Ciência e Profissão
dc.sourceSciELO
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectPublic Healthen
dc.subjectSchool Difficultiesen
dc.subjectPsychologist Performanceen
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectSaúde Públicapt
dc.subjectDificuldades Escolarespt
dc.subjectAtuação do Psicólogopt
dc.titleQueixa Escolar: Encaminhamentos e Atuação Profissional em um Município do Interior Paulistapt
dc.title.alternativeSchool Complaint: Referrals and Professional Activities in a City in the Interior of São Paulo Stateen
dc.title.alternativeQueja Escolar: Referencias y Actividades Profesionales en una Ciudad del Interior del Estado de São Pauloes
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.identifier.doi10.1590/1982-3703002192013
dc.identifier.scieloS1414-98932015000401239
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1414-98932015000401239.pdf
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