Show simple item record

dc.contributor.authorTambarussi, Carla Melli
dc.contributor.authorKlüber, Tiago Emanuel
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:54Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:54Z
dc.date.issued2017-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170040007
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 23, n. 4, p. 851-866, 2017.
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157779
dc.description.abstractAbstract: This article seeks to present and discuss reflections about the phenomenon teachers' education in Modeling from teachers who are former students of EDP. These reflections consisted of the interpretation of the data (interview and observation of the classes) of eight teachers who participated to the Educational Development Program (EDP) of Paraná State and used Mathematical Modeling in their implementation projects. These reflections point to weaknesses with the teachers' education, as well as aspects taken as fundamental in the teachers' education, but which need to be questioned: adequate teacher education requires a longer time; The teachers' education that involves pedagogical practices ensures changes in the classroom. Thus, different reflections are significant that the teachers' education in Modeling can advance and contribute to the permanence of Modeling in the educational field.en
dc.description.abstractResumo: Este artigo busca apresentar e discutir reflexões sobre o fenômeno formação de professores em modelagem a partir de professores egressos do PDE. Tais reflexões se constituíram na interpretação dos dados (depoimento e observação das aulas) de oito professores que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná e que utilizaram a Modelagem Matemática em seus projetos de implementação. Essas reflexões apontam para fragilidades com que as formações têm sido desenvolvidas, bem como para aspectos tidos como fundamentais na formação de professores, mas, que precisam ser questionados: uma formação adequada exige um tempo maior; uma formação que envolva a prática pedagógica garante mudanças em sala de aula. Assim, diferentes reflexões se mostram significativas para que a formação de professores em Modelagem possa avançar e contribuir para a sua permanência em âmbito educacional.pt
dc.format.extent851-866
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.sourceSciELO
dc.subjectContinuing teachers' educationen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectEducational Development Programen
dc.subjectMathematics modelingen
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectPrograma de desenvolvimento educacionalpt
dc.subjectModelagem matemáticapt
dc.titleFormação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDEpt
dc.title.alternativeTeachers' education in Mathematical Modeling in an Educational Development Program of Paraná, EDPen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Oeste do Paraná Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320170040007
dc.identifier.scieloS1516-73132017000400851
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1516-73132017000400851.pdf
Localize o texto completo

Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record