Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Helber Rangel Formiga Leite De
dc.contributor.authorBorba, Marcelo De Carvalho
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:54Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:54Z
dc.date.issued2018-04-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180020011
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 24, n. 2, p. 431-448, 2018.
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157781
dc.description.abstractAbstract: This article discusses one possible role that students can play in teaching distance courses. More specifically, it discusses how the student, in contact with Digital Technologies, can be considered as polyteaching member in Distance Education. For this, we conducted qualitative research in three Calculus classes of Pre-Service Mathematics Teacher Education at the Open University of Brazil. As methodological procedures, interviews were conducted with students, tutors and teachers of these classes and observation in Virtual Learning Environments. It is noteworthy that, for the figure of the student polyteacher emerge in distance learning courses, there is the need to encourage dialogue between the participants of the courses in the search for a horizontal relationship.en
dc.description.abstractResumo: Neste artigo é discutido um possível papel que os alunos podem desempenhar no ensino de cursos a distância. Mais especificamente, discute-se como o aluno, a partir do contato com as Tecnologias Digitais, pode ser considerado como membro da polidocência na Educação a Distância. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa em três turmas de Cálculo I de cursos de Licenciatura em Matemática vinculados à Universidade Aberta do Brasil. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com alunos, tutores e professores dessas turmas e a observação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Destaca-se que, para a figura do aluno polidocente emergir em cursos a distância, há a necessidade do incentivo ao diálogo entre os participantes dos cursos, na busca por uma relação horizontal.pt
dc.format.extent431-448
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.sourceSciELO
dc.subjectE-learningen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectDialogical relationshipsen
dc.subjectDigital technologyen
dc.subjectOpen University of Brazilen
dc.subjectEducação a distânciapt
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt
dc.subjectRelações dialógicaspt
dc.subjectTecnologia digitalpt
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpt
dc.titleInterações colaborativas e o papel do aluno na polidocênciapt
dc.title.alternativeCollaborative Interactions and the role of the student in the polyteachingen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320180020011
dc.identifier.scieloS1516-73132018000200431
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1516-73132018000200431.pdf
Localize o texto completo

Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record