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dc.contributor.authorCanato, Juliana Bonsi Corrêa
dc.contributor.authorRozenfeld, Cibele Cecílio De Faria
dc.date.accessioned2018-11-12T17:27:48Z
dc.date.available2018-11-12T17:27:48Z
dc.date.issued2017-06-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.11606/1982-8837203086
dc.identifier.citationPandaemonium Germanicum. Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, v. 20, n. 30, p. 86-111, 2017.
dc.identifier.issn1982-8837
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157977
dc.description.abstractAbstract The student´s motivation is identified as central to a satisfactory learning process and, for this reason, many teachers are constantly engaged in improving their practices. In this work we aim to shed light on a multiliteracies project, which involved the production of a video clip and aimed to increase motivation of German students in a Language Study Center at a public school in the State of São Paulo. To support our reflections, we sought theoretical support primarily on the concepts of motivation (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 and others) and multiliteracies (ROJO 2012, 2013). The research, of a qualitative nature, was developed from data collected with secondary and high school students in a Language Study Centre in the State of São Paulo during 2015. The results show the great impact of multiliteracies projects in student´s motivation.en
dc.description.abstractResumo A motivação do aluno é apontada como central para que o processo de aprendizagem ocorra de forma satisfatória e, por essa razão, muitos professores buscam constantemente o aprimoramento de suas práticas. Neste trabalho buscamos lançar luzes sobre um projeto de multiletramentos, que consistiu na produção de um videoclipe, e que teve como objetivo aumentar a motivação dos alunos de alemão de um Centro de Estudo de Línguas de uma escola pública do interior paulista. Para apoiar as nossas reflexões, buscamos sustentação teórica prioritariamente nos conceitos de motivação (DÖRNYEI 1994, 2001, 2014; VALLERAND 1997 e outros) e de multiletramentos (ROJO 2012, 2013). A pesquisa, de natureza qualitativa, desenvolveu-se a partir de dados coletados com alunos do Ensino Fundamental II e Médio de um Centro de Estudo de Línguas do interior de São Paulo durante o ano de 2015. Os resultados apontam para o grande impacto de projetos de multiletramentos na motivação dos alunos.pt
dc.format.extent86-111
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã
dc.relation.ispartofPandaemonium Germanicum
dc.sourceSciELO
dc.subjectGerman teachingen
dc.subjectLanguage Study Centeren
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMultiliteraciesen
dc.subjectEnsino de alemãopt
dc.subjectCentro de Estudo de Línguaspt
dc.subjectmotivaçãopt
dc.subjectmultiletramentospt
dc.titleA motivação de alunos de alemão e prática de multiletramentos em um CELpt
dc.title.alternativeThe motivation for learning German at a Center for Language Studies (CLS)en
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras
dc.identifier.doi10.11606/1982-8837203086
dc.identifier.scieloS1982-88372017000100086
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1982-88372017000100086.pdf
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