Show simple item record

dc.contributor.authorJesus, Andréa Cristina Souza De
dc.contributor.authorNardi, Roberto
dc.date.accessioned2018-11-12T17:27:49Z
dc.date.available2018-11-12T17:27:49Z
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180303
dc.identifier.citationEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 18, n. 3, p. 51-71, 2016.
dc.identifier.issn1983-2117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157983
dc.description.abstractABSTRACT: We report here a qualitative study's outcomes whose goal was to investigate a future physics teachers group's imaginary about Youth and Adult Education (EJA) and this modality's teaching. As theoretical and methodological support, we used contributions of Discourse Analysis, mainly those by Eni Orlandi. The analysis was based on responses given by the individuals to four open questions about EJA. The results revealed that the future teachers' imaginaries relate very little to their initial training's knowledge, and derive from their experiences in different production conditions; resulting in aspects such as concern with reduced workload, EJA's bond only to the literacy process and the need to simplify physics content.en
dc.description.abstractRESUMEN: Relatamos aquí resultados de una investigación cualitativa cuyo objetivo fue investigar imaginarios de un grupo de licenciandos en física acerca de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y la enseñanza en esta modalidad. Como apoyo teórico-metodológico, utilizamos aportes de Análisis del Discurso, conforme publicaciones de Eni Orlandi. El análisis ocurrió a partir de respuestas de los licenciandos a cuatro cuestiones abiertas acerca de la EJA. Los resultados revelan que los imaginarios de los licenciandos se poco relacionan con sus saberes construidos en la formación inicial y derivan de sus vivencias en diversas condiciones de producción, evidenciando aspectos como la preocupación con carga horaria reducida de la modalidad, el vínculo de la EJA solamente al proceso de alfabetización y la necesidad de simplificar los contenidos de la física.es
dc.description.abstractRESUMO: Relatamos aqui resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar imaginários de um grupo de licenciandos em física sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino nessa modalidade. Como apoio teórico-metodológico, utilizamos aportes da Análise de Discurso, conforme publicações de Eni Orlandi. A análise ocorreu a partir das respostas dadas pelos licenciandos a quatro questões abertas sobre a EJA. Os resultados revelam que os imaginários dos licenciandos relacionam-se pouco com seus saberes construídos na formação inicial e são decorrentes de suas vivências em diversas condições de produção, evidenciando aspectos como a preocupação com a carga horária reduzida da modalidade, o vínculo da EJA somente ao processo de alfabetização e a necessidade de simplificar os conteúdos de física.pt
dc.format.extent51-71
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
dc.sourceSciELO
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.subjectInitial teacher educationen
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectImagináriopt
dc.titleIMAGINÁRIOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO NESSA MODALIDADEpt
dc.title.alternativePHYSICS STUDENT'S IMAGINARY ABOUT YOUTH AND ADULT EDUCATION AND THIS MODALITY'S TEACHINGen
dc.title.alternativeLOS IMAGINARIOS DE LICENCIANDOS EN FÍSICA SOBRE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS Y LA ENSEÑANZA EN ESTA MODALIDADes
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172016180303
dc.identifier.scieloS1983-21172016000300051
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1983-21172016000300051.pdf
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record