CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: ANÁLISE A PARTIR DOS DESENHOS CURRICULARES

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Lozano, Diana Lineth Parga
Denari, Gabriela Bueno
Cavalheiro, Gabriela Castro Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Abstract: The pedagogical contentknowledge (PCK) is a field of study that contributes to teacher training and improving educational quality. In this sense, the objective was to characterize the natural science and mathematics teachers’ PCK when they make curricular designs and propose criteria for teacher training in order to develop more desirable curricula. We conducted a qualitative descriptive research, focused on content analysis on units and / or educational projects built by two groups of postgraduate teachers. Most of the analyzed curricular designs are focused on disciplinary knowledge, little addressing the psycho-pedagogical knowledge and leaving aside metadisciplinary and contextual knowledge. Therefore, a teacher’s training focused for the articulation of outlined knowledge with the pedagogical practice is required.
Resumen: El tema conocimiento didáctico del contenido (CDC) es un área de estudio que contribuye a la formación de profesores y a la mejoría de la calidad educativa. Así, se tiene como objetivo caracterizar el CDC de profesores de ciencias de la naturaleza y matemáticas cuando estos hacen diseños curriculares, y proponer criterios para la formación docente que permitan desarrollar currículos más apropiados. Se realizó una investigación descriptiva cualitativa, focalizada en el análisis de contenido, acerca de las unidades y/o proyectos didácticos elaborados por dos grupos de profesores en formación de posgrado. La mayoría de los diseños analizados está centrada en los conocimientos disciplinarios se abordó poco el conocimiento psicopedagógico y no se consideraron los conocimientos metadisciplinarios y contextuales. Por lo tanto, es necesaria una formación docente orientada hacia la articulación de los saberes enunciados con la práctica pedagógica.
Resumo: O tema conhecimento didático do conteúdo (CDC) é campo de estudo que contribui para a formação de professores e a melhoria da qualidade educacional. Assim, objetivou-se caracterizar o CDC de professores de ciências da natureza e matemática quando estes fazem desenhos curriculares e propor critérios para formação docente que permitam desenvolver currículos mais desejáveis. Realizou-se uma pesquisa descritiva qualitativa, focalizada na análise de conteúdo, sobre unidades e/ou projetos didáticos construídos por dois grupos de professores em formação pós-gradual. A maioria dos desenhos analisados está centrada nos conhecimentos disciplinares, abordando pouco o conhecimento psicopedagógico e deixando de lado os conhecimentos metadisciplinares e contextuais. Portanto, é necessária uma formação docente voltada para a articulação dos saberes enunciados com a prática pedagógica.

Descrição

Palavras-chave

Pedagogical content knowledge, Curriculum design, Instructional design., Conhecimento didático do conteúdo, Desenho curricular, Unidades didáticas

Como citar

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 19, p. -, 2017.

Coleções