ANÁLISE RETÓRICA DAS MEMÓRIAS DE PASCHOAL LEMME

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Data

2017-08-01

Autores

Sbrana, Roberta Aline
Cunha, Marcus Vinicius Da

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Editor

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação

Resumo

Abstract This study analyzes the memoirs of Paschoal Lemme, published in the 1980s containing aspects of his life and his role as an educator between the years 1920 and 1960. The methodology used is the rhetorical analysis, based on Aristotle and on the works of Perelman and some other researchers involved in the rhetoric revitalization. Following the parameters of this method, one can consider that all published text has an intentionality, being designed to persuade readers to accept an idea and to adopt behaviors so as to maintain or modify certain state of affairs. These parameters are applied to Lemme’s memoirs in order to identify the argumentative strategies used by the author before his audience.
Resumen Este estudio analisa las memorias de Paschoal Lemme, publicadas en la década de 1980 que contiene los aspectos de su vida y su papel como educador entre los años de 1920 y 1960. La metodología utilizada es el análisis de la retórica, basado en Aristóteles y las obras de Perelman, y otros investigadores que participan en la revitalización de la retórica. Seguiendo los parámetros de este método, se considera que todo el texto publicado tiene una intencionalidad, está diseñado para persuadir a los lectores para la aceptación de una idea y de adoptar conductas para mantener o modificar cierto estado de cosas. Estos parámetros se aplican a las memorias de Lemme con el objetivo de identificar las estrategias argumentativas utilizadas por el autor perante su público.
Résumé Cette étude analyse les mémoires de Paschoal Lemme, publiées au cours de la décennie de 1980, contenant les aspects de sa vie et de son rôle d’éducateur entre les années 1920 et 1960. La méthodologie utilisée est l’analyse rhéthorique, fondée sur Aristote et des oeuvres de Perelman et d’autres chercheurs impliqués dans la revitalisation de la rhéthorique. Selon les paramètres de cette méthode, il est considéré que tout le texte publié a une intentionalité, étant destiné à persuader les lecteurs à l’acceptation d’une idée et à adopter des comportements pour maintenir ou modifier certaines état de choses. Ces paramètres sont appliés à mémoires du Lemme afin d’identifier les stratégies argumentatives utilisées par l’auteur à son auditorie.
Resumo Este trabalho analisa as memórias de Paschoal Lemme, publicadas na década de 1980 contendo aspectos de sua vida e de sua atuação como educador entre os anos de 1920 e 1960. A metodologia utilizada é a análise retórica, fundamentada em Aristóteles e nas obras de Perelman e outros pesquisadores envolvidos na revitalização da retórica. Seguindo os parâmetros desse método, considera-se que todo texto publicado possui uma intencionalidade, sendo destinado a persuadir os leitores para a aceitação de uma ideia e para a adoção de condutas destinadas a manter ou modificar determinado estado de coisas. Esses parâmetros são aplicados às memórias de Lemme com o intuito de identificar as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor perante sua audiência.

Descrição

Palavras-chave

Paschoal Lemme, memory, rhetorical analysis, brazilian education, Paschoal Lemme, memória, análise retórica, educação brasileira

Como citar

História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 21, n. 52, p. 96-110, 2017.

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