A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-03-01

Autores

Rampazzo, Laura
Aranha, Solange

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

ABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010).
RESUMO Este estudo concentra-se no contexto de teletandem, um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem de línguas em que estudantes universitários encontram-se semanalmente por meio de ferramentas de comunicação síncrona para a aprendizagem da língua um do outro (Telles 2006). Neste artigo, temos por objetivo investigar a estrutura retórica dos primeiros 15 minutos de dez sessões orais de teletandem iniciais, isto é, o primeiro encontro via skype entre os parceiros. Nossos resultados apontam para a padronização do discurso na sessão oral de teletandem inicial e evidenciam a relação entre estrutura retórica e cenário de aprendizagem (Foucher 2010).

Descrição

Palavras-chave

institutional integrated teletandem, genres, rhetorical structure, learning scenarios, teletandem institucional integrado, gêneros, estrutura retórica, cenário de aprendizagem

Como citar

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 34, n. 1, p. 449-473, 2018.