A Coleção de Autores Africanos da Editora Ática: as literaturas africanas no Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-19

Autores

Cruz, Clauber Ribeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade analisar a formação, o desenvolvimento e a recepção da Coleção de Autores Africanos (1979-1991), uma vez que foi o primeiro projeto literário orgânico acerca das literaturas africanas publicado no Brasil. Esta série literária foi produzida pela Ática, sob a gestão de Anderson Fernandes Dias e a coordenação do professor Dr. Fernando Augusto Albuquerque Mourão. Assim, de modo a tratarmos dos núcleos contextuais, literários e editoriais referentes à Coleção, no primeiro capítulo, averiguamos os dados que dizem respeito à gênese da antologia, destacando as inter-relações históricas e literárias que a compuseram. No segundo capítulo, evidenciamos a presença das literaturas africanas no Brasil, bem como a sua conexão com a literatura brasileira em face da composição de um sistema literário. No terceiro capítulo, salientamos a origem da Ática atrelada aos bastidores da produção, tal como a análise de documentos acerca das obras que foram preparadas mas que não foram lançadas. No quarto e último capítulo, apuramos os elementos estéticos do projeto gráfico da Coleção, visto que auxiliaram na construção de sua identidade editorial. Ademais, demonstramos como os prefácios de alguns dos títulos atuaram na inserção do leitor a este recém-universo ficcional e, também, destacamos o primeiro momento da crítica literária brasileira sobre as obras africanas. Para a realização desses capítulos, recorremos ao aporte teórico vinculado a pesquisas e livros da crítica e da história literária africana e brasileira. No que tange à metodologia, realizamos entrevistas e colhemos depoimentos com especialistas e ex-membros do grupo Ática, como o próprio Fernando Mourão; analisamos diversos periódicos, entre eles o Jornal do Brasil e o Jornal de Angola; estudamos as 27 obras da antologia; acessamos o acervo pessoal de Mourão, com a recolha e análise de materiais pertencentes à coletânea, tais como folders, cartas e documentos diversos. Assim sendo, com o desenvolvimento desta pesquisa, notamos que a publicação desta série contribuiu para a disseminação de obras e autores africanos no Brasil, além de propiciar um maior envolvimento acadêmico com a área, haja vista que houve tanto o fortalecimento dos estudos africanos diante da formação de uma massa crítica especializada, quanto o surgimento de departamentos e centros de estudos. Por fim, enfatizamos que a parceria estabelecida entre Anderson Dias, Fernando Mourão e o grupo Ática culminou na concepção de uma série seminal para os estudos literários africanos no Brasil.
This research aims to analyse the formation, the development and the acknowledgement of Collection of African Writers (1979-1991), once it was the first systematic literary project about African literatures in Brazil. This literary anthology was created by Ática publishing house, under the management of Anderson Fernandes Dias, and the coordination of the PhD. Professor Fernando Augusto Albuquerque Mourão. Thus, in order to cope with the contextual, literary and editorial elements of Collection, in the first chapter, we verify the data concerned with the origin of the anthology, highlighting its historical and literary interrelationships. In the second chapter, we demonstrate the presence of the African literatures in Brazil, as well as their connection with the Brazilian literature before the development of a literary system. In the third chapter, we emphasize the origin of Ática related to the backstage of the production, such as the analysis of some documents about the books that were prepared but were not released. In the fourth and final chapter, we study the graphic features of the Collection, because they support the editorial identity of the project. Furthermore, we show how was the importance of some books’ prefaces regarding the reader, once these literatures brought a new fictional universe. Besides, we also deal with the first moment of the Brazilian literary criticism on African works. Taking all these ideas into consideration, the chapters were accomplished through the theoretical contribution linked to researches and books of criticism connected to the African and Brazilian literary history. Concerning the methodology, we performed interviews with some experts and former members of Ática, such as the own Fernando Mourão; we studied a wide range of newspapers, such as Jornal do Brasil and Jornal de Angola; we also read the anthology’s 27 books; we researched at the personal collection of Fernando Mourão, where it was found relevant materials belonging to the Collection, for instance, folders, letters and various documents. Hence, through the development of this thesis, we figured out that the Collection contributed with the acknowledgment of the African writers in Brazil, in addition, it also provided greater academic involvement, because the African studies field was empowered before the formation of a critical mass, as well as the emergence of departments and study centers. Finally, we emphasize that the partnership between Anderson Dias, Fernando Mourão and Ática culminated in the conception of a seminal series for African literary studies in Brazil.

Descrição

Palavras-chave

Coleção de Autores Africanos., Editora Ática., Fernando Mourão., Literaturas Africanas., Collection of African Writers., Ática publishing house., African Literatures.

Como citar