Show simple item record

dc.contributor.advisorPena, Angel Fidel Vilche [UNESP]
dc.contributor.authorPrudente, Lucas Alves da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2018-11-23T19:00:18Z
dc.date.available2018-11-23T19:00:18Z
dc.date.issued2018-09-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158342
dc.description.abstractO Ensino de Física teve sua importância enfatizada, no cenário educacional, nos últimos anos, contribuindo com várias pesquisas e trabalhos, que perpassam desde a Educação Básica ao Ensino Superior, principalmente em cursos de Licenciatura em Física ou Ciências e afins. Neste cenário, o ensino de astronomia, que está entre os temas abordados no Ensino Médio, tem-se mostrado aquém de sua relevância e significado em sua apresentação. Mediante este contexto, este trabalho elucidou a elaboração, construção e aplicação de dois equipamentos que apresentem de forma experimental a relação orbital entre o Sol e a Terra e seus fenômenos. O primeiro equipamento, um simulador Sol-Terra, ilustra de forma externa os fenômenos pertinentes à correlação entre os dois astros, e o segundo, um simulador do movimento relativo solar relaciona ao cotidiano os fenômenos existentes nesta relação. Como complemento e não menos importante, o presente trabalho apresenta roteiro de aplicação e questionários para verificação do nível de conhecimento dos alunos do Ensino Médio e Superior em dois momentos, antes e após a aplicação do mesmo, objetivando averiguar a eficácia do equipamento, possíveis melhorias e modificações, visando a utilização dos professores na Educação Básica.pt
dc.description.abstractThe teaching of physics had its importance with emphasis, without educational subordination, in the last years, contributing with the several researches and works, that passed the Basic Education to Higher Education, mainly in Degree courses in Physics or Sciences and related. In this scenario, the teaching of astronomy, which is among the topics addressed in basic education, has as its priority its relevance, importance and meaning in its presentation. This study context is this paper in an development, construction and application of two devices that functional for experimental the between the Sun and the Earth and their phenomena. The first equipment, a Sun-Earth simulator, is an illustration of an external system for the interaction between the two body, and the second, a simulator of movement relative to the solar relation with the daily life of the female carriers in this relation. As a complement and not less important, the present paper presents an application script and questionnaires to verify the level of knowledge of high school and graduate students before and after an application of the equipment, aiming to ascertain the student's ability to make improvements and modifications, aiming at a use of teachers in Basic Education.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectFormação de Professorespt
dc.subjectEnsino Experimental de Astronomiapt
dc.subjectAstronomia no Ensino Médiopt
dc.subjectTeaching Physicsen
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.subjectExperimental Teaching of Astronomyen
dc.subjectAstronomy in High Schoolen
dc.titleFenômenos entre a interação Sol-Terra: criação, aplicação e discussão de um material experimental no Ensino Médio e Superiorpt
dc.title.alternativePhenomena between Sul-Earth interaction: creation, application and discussion of an experimental material in High School and Higher Education.en
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEnsino de Física - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFísicapt
unesp.researchAreaFísica no Ensino Médiopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000910260
dc.identifier.capes33283010001P5
unesp.advisor.lattes0746570277957079[1]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record