Um estudo sobre a motivação de alunos de alemão do ensino Fundamental I

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-10-15

Autores

Canato, Juliana Bonsi Corrêa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O sucesso ou fracasso dos processos de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira depende de vários fatores, sendo um deles, a motivação do aluno em relação ao objeto de estudo. A motivação é citada como um dos aspectos que impactam fortemente no êxito ou no fracasso da aprendizagem do aluno. Desse modo, professores desempenham um papel fundamental no ensino, na medida em que devem buscar estratégias para motivar seus alunos, aprimorando sua metodologia e valendo-se de meios adequados para a promoção e/ou manutenção da motivação. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com alunos do currículo brasileiro do Ensino Fundamental I, de uma escola particular alemã no interior do estado de São Paulo, com o objetivo de verificar se/como ocorre o aumento da disposição motivacional dos alunos em relação à língua alemã. Buscou-se a intensificação dessa variável por meio de práticas de multiletramentos e estratégias de promoção de motivação nas atividades propostas nas aulas de língua alemã. Para isso, nos apoiaremos prioritariamente nos conceitos de motivação de Zoltán Dornyei (2014, 2016) e na pedagogia de multiletramentos descrita por Rojo (2012, 2013). Os resultados evidenciam a relevância do uso de estratégias e o uso dos multiletramentos. Na ampliação da motivação dos alunos, uma vez que o projeto despertou o interesse dos mesmos em continuar aprendendo a língua alemã e auxiliou a professora a agir de forma a possibilitar a promoção da motivação.
The success or failure of a foreign language teaching and learning process depends on several factors, and one of them is the student’s motivation concerning the object of study. The motivation is cited as one of the aspects that drives the impact in the student’s learning process success or failure. Evidently, teachers play a major role in teaching, as they must look for strategies to motivate their students, improving their methodology and using adequate ways to promote and/or maintain the motivation. The present research, of qualitative nature, was developed with students of the Elementary School I of Brazilian curriculum, at a German private school in a city of the State of São Paulo, in order to verify if or how student’s motivational disposition increase occurs with regard to German language. This variable was sought through multiliteracies practices and motivation promotion strategies in the activities proposed in the German language classes. For this purpose, the research will be based on the concept of motivation by Zoltán Dornyei (2014, 2016) and Rojo’s (2012, 2013) multiliteracies pedagogy. The outcomes demonstrated the relevancy of the use of strategies and the use of multiliteracies in the student’s motivation increase, since the project has awakened their interest in continuing to learn the German language and helped the teacher to act in a way to be able to promote motivation.

Descrição

Palavras-chave

Língua Alemã, Motivação, Multiletramentos, German Language, Motivation, Multiliteracies

Como citar