A formação continuada de professores de Geografia em geotecnologias aplicadas à Cartografia: experiência de Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe) no Ensino Fundamental II

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Data

2018-10-25

Autores

Sousa, Iomara Barros de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A maior disponibilidade de programas de mapeamento gratuitos na internet abre possibilidades para trabalhar conceitos e conteúdos geográficos cujo ponto inicial e final seja o espaço de vivência dos próprios alunos. É preciso, pois, estimular e incentivar os educadores pensarem sobre a utilização de geotecnologias em suas práticas no ensino de Cartografia. Dentro desse contexto, o objetivo dessa investigação foi analisar a participação de professores de Geografia em curso de formação continuada como caminho para a elaboração de instrumentos de ensino baseados em geotecnologias sobre a realidade geográfica dos alunos. Foi elaborado e realizado um curso de extensão denominado “GEOPEES: Geotecnologias como instrumentos para pensar o espaço geográfico” direcionado aos educadores de Geografia da Rede Pública Municipal de São Gonçalo/RJ como forma de proporcionar mudanças em suas ações didáticas e empoderá-los para elaborar atividades com o uso de geotecnologias em suas aulas. Para tanto, a fundamentação metodológica dessa investigação baseou-se na PAPe (Pesquisa-ação pedagógica) com o intuito de estimular os educadores reconhecerem-se como autores e protagonistas na Cartografia Escolar. Como forma de avaliação do curso, os professores pesquisados construíram um material educacional com o uso de tecnologias aplicadas ao mapeamento e desenvolveram uma atividade cartográfica numa de suas turmas do 6º ao 9º ano na escola municipal onde lecionam em São Gonçalo. Os educadores mostraram engajamento, interesse para desenvolver uma atividade em sala de aula com geotecnologias com conteúdos e temas geográficos variados como “Mudanças socioambientais”, “Feições geológicas”, “Setor terciário” e “Estudo do espaço local”. Isso evidenciou que os docentes concluintes se reconheceram como sujeitos produtores de seu próprio material didático e, portanto, eles são atores e protagonistas do ato de ensinar Cartografia. Por fim, verificou-se que as tecnologias utilizadas para a elaboração de mapas são recursos capazes melhorar as práticas educativas dos professores de Geografia.
The major disponibility of free mapping programs on the internet provides possibilities to work concepts e geographic contents whose starting and ending points the student’s own living space. Therefore, it is necessary to estimulate and encorauge educators think about their practices in the teaching of Cartography. In this context, the objective of this investigation was to analyse the participation of geography teachers in process of continuous training as a way to elaborate cartographical tools based on geotechnology about the student’s geographic reality. An extension course called "GEOPEES: Geotechnologies as tools to think geographic space" was performed to the educators of Geography of the Municipal Public Schools of São Gonçalo / RJ as a way of providing changes on their cartographic didactic actions and empowering them to elaborate activities with the use of geotechnologies in their classes. Therefore, the methodological basis of this research was based on the PAPe (Pedagogical Action Research) that enables educators to recognize themselves as authors and protagonists in Cartography teaching. As a way of evaluating the course, the teachers researched constructed a teaching instrument with the use of technologies applied to mapping and developed a cartographic activity in one of their classes from 6th to 9th grade classes in the municipal school where they teach in São Gonçalo. Teachers showed engagement, interest to develop an activity in classroom with geotecnologies with varied contents ant themes geographics such as “Social-environmental changes”, “Geological features”, “Tertiary sector” and “Study of local space”. It shows that graduating teachers recognize themselves as subjects producers of their own didactic material and, therefore, they are actors and protagonists of the act to teach Cartography. To sum up, we have verified that the technologies used to the elaboration of maps are instruments capable of improving the teaching practices of the Geography teachers.

Descrição

Palavras-chave

Formação continuada de professores, Geotecnologias, Cartografia escolar, Ensino de Geografia, Continuous training of teachers, Geotechnologies, Cartography instruction, Geography teaching

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