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dc.contributor.advisorBallestero, Luiz Ricardo Basso [UNESP]
dc.contributor.advisorMattos, Wladimir Farto Contesini [UNESP]
dc.contributor.authorStarling, Juliana de Carvalho [UNESP]
dc.date.accessioned2018-12-06T22:26:26Z
dc.date.available2018-12-06T22:26:26Z
dc.date.issued2018-10-16
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/166406
dc.description.abstractA interpretação da canção de câmara brasileira exige refletir sobre elementos musicais e verbais, notados e não notados na partitura, que se relacionam diretamente com a emissão da voz cantada. O conhecimento sobre junturas de palavras é, assim, particularmente importante, pois se desdobra em diversas possibilidades de performance. Em uma perspectiva interdisciplinar, tópicos de fonética, fonologia e semântica, bem como os aspectos estilísticos, históricos e expressivos da performance vocal foram considerados para fornecer subsídios para a criação de estratégias de análise de junturas de palavras em peças vocais. A metodologia da pesquisa incluiu a análise de registros sonoros, realizada a partir do modelo da Teoria Fundamentada nos Dados. Demonstramos que a ideia da sílaba complexa transitória (SCT), formada pelos limites de vocábulos, pode contribuir para a identificação de fenômenos fonéticos e prosódicos que envolvem o texto e a música. Uma vez conhecidos as categorias e os fenômenos que se relacionam aos processos articulatórios, constatamos que a execução das junturas pode ser alterada, caso haja modificação em algum parâmetro envolvido: a respiração e a pausa, os ajustes do trato vocal (articulação), a intensidade, a altura, a duração e o timbre.pt
dc.description.abstractThe interpretation of a Brazilian Art Song requires us to speculate about musical and verbal elements, either notated on the score or not, which are directly related to the vocal production. The knowledge about the connection of words (junction, linkages) is thus particularly important because it unfolds into various performance possibilities. In an interdisciplinary perspective, topics on phonetics, phonology, and semantics and stylistic, historical and expressive aspects of vocal performance were considered in order to provide subsidies to create strategies to analyze the connection of words in vocal music. The methodology included the analysis of recordings, realized according to the Grounded Theory. We evidenced that the transient complex syllable (SCT), formed by the vocabulary limits, can contribute to the identification of phonetic and prosodic contents, involving text and music. Once differentiated as categories and processes related to articulatory processes, the results showed that the performance of the words linkages/junction can be changed, in case there is a modification in musical and vocal parameters, such as breath planning, musical rests, adjustments in the vocal tract (articulation), intensity, pitch, duration and timbre.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectJunturas de palavraspt
dc.subjectPB cantadopt
dc.subjectInterpretaçãopt
dc.subjectMúsica brasileirapt
dc.subjectLinking wordsen
dc.subjectPB sungen
dc.subjectInterpretationen
dc.subjectBrazilian musicen
dc.titleJunturas de palavras no português brasileiro cantado: estratégias para a execução e suas relações com a interpretação da cançãopt
dc.title.alternativeWord link in brazilian portuguese sung: strategies for the execution and its relations with the interpretation of the songen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaTeoria e práxis do processo criativopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000910726
dc.identifier.capes33004013066P3
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