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dc.contributor.advisorMiguel, José Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorAraújo, Gustavo Cunha de [UNESP]
dc.date.accessioned2018-12-17T17:14:47Z
dc.date.available2018-12-17T17:14:47Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180257
dc.description.abstractA Educação do Campo fez vinte anos em 2018 e tem sido no Brasil tema bastante problematizado. Embora tenha conquistado nos últimos anos avanços significativos por meio de políticas públicas como a Política Nacional para a Educação do Campo n. 7.352/2010 e programas como Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA, Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO e o Programa de Apoio a Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO, vem passando por inúmeros desafios quanto ao acesso e à permanência do jovem e do adulto na universidade, na ampliação, continuidade e qualificação da sua oferta na educação brasileira, além de um ensino que seja voltado efetivamente para a realidade desses educandos. A partir dessas considerações iniciais, apresento nesta pesquisa de doutorado uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Marília/SP. Os sujeitos pesquisados foram os alunos jovens e adultos do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis. Apresenta como objetivo principal investigar como se desenvolve o letramento estético a partir de signos visuais e da escrita para compreender a realidade do jovem e do adulto da Educação do Campo. Este estudo se fundamentou na teoria Histórico-Cultural e teve como método o Experimento Didático-Formativo. Os instrumentos metodológicos utilizados para a geração dos dados foram as observações realizadas durante o experimento, a gravação em vídeo desse experimento, o áudio das entrevistas realizadas com esses estudantes, além das histórias em quadrinhos produzidas por eles. Para as análises dos dados, o estudo seguiu a perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético. Dentre alguns resultados encontrados, é possível afirmar que a estética hoje se refere não apenas a uma obra bem feita, mas a um objeto ou pensamento que tem mais que um valor artístico, que ofereça uma harmonia e equilíbrio em suas formas, isto é, uma qualidade estética. Nesse âmbito, corrigir ou amenizar problemas que aparecem na leitura e na escrita, buscando melhorá-las, é uma forma de pensar numa possibilidade de multiletramentos, na qual o letramento estético configura aspecto essencial, pois na pesquisa realizada, os alunos passaram a escrever melhor após produzirem as histórias em quadrinhos. Melhoraram a escrita. Isso é belo, beleza: caráter de bem feito (obra bem feita); coerente, definida, boa forma. Destaco, também, a importância do letramento estético para a tomada de consciência acerca da realidade na qual o sujeito se insere e para a compreensão do papel da atividade criadora para a constituição da personalidade humana. Com isso, esta pesquisa permite concluir que o letramento estético é um bem cultural a que crianças, jovens e adultos têm inalienável direito e a escola e a universidade tem o dever de atentar para o desenvolvimento de uma proposta didática voltada à aproximação do leitor com o texto. Diante disso, considero que não se pode mais adiar a perspectiva da ciência em geral, da arte e da cultura como componentes de letramento com jovens e adultos da Educação do Campo. A rigor, este estudo traz consequências para a organização do trabalho de produção de textos na Educação do Campo, em particular, e na educação em geral.pt
dc.description.abstractRural Education turned 20 years in 2018 and, in Brazil, it has been a very problematized subject. Although in recent years significant gains have been made through public policies such as the National Policy for Rural Education n. 7352/2010 and programs such as National Program of Education in Agrarian Reform, National Program of Rural Education and Support Program for Higher Education in Licentiate in Rural Education, it has undergone attention and access to the permanence of the youth and adult in the university, in the expansion, continuity and qualification of its offering in Brazilian education, as well as a teaching effectively directed to these students’ reality. From the initial considerations, I bring with the doctoral research an investigation conducted at the Post-Graduation Program in Education of São Paulo State University - UNESP. The subjects studied were the young and adult students of the Licentiate course in Rural Education with a degree in Arts and Music from the Federal University of Tocantins, Tocantinópolis campus. The main objective was to investigate how aesthetic literacy is developed from visual signs and writing to understand the reality of the youth and adults of the Rural Education. This study was based on Historical-Cultural theory and had as a method the Didactic-Formative Experiment. The methodological tools used to generate the data were the observations made during the experiment, the video recording of this experiment, the audio of the interviews conducted with these students, as well as the comics produced by them. For the data analysis, the study followed the perspective of Historical and Dialectical Materialism. Among some results, it is possible to affirm that aesthetics today refers not only to a well-made work, but to an object or thought that has more than an artistic value, that offers a harmony and balance in its forms, that is, an aesthetic quality. In this context, correcting or alleviating problems that emerge from the reading and writing, seeking to improve them, is a way of thinking about a possibility of multiliteracies, in which the aesthetic literacy configures essential aspect, because in the research accomplished, the students started to write better after producing the comics books. They improved their writing. That is beautiful, beauty: character of well-done (well-done work); coherent, defined, good form. I also emphasize the importance of aesthetic literacy for the awareness of the reality in which the subject is inserted and for the understanding of the creative activity role for the constitution of the human personality. Thus, this research allows us to conclude that aesthetic literacy is a cultural asset to which children, youth and adults have inalienable rights, and the school and the university have a duty to consider the development of a didactic proposal aimed at bringing the reader closer to the text. Faced with this, I believe that we can no longer postpone the perspective of science in general, of art and culture as components of literacy with youth and adults of the Rural Education. Strictly, this study has consequences on the organization of the work with textual production in Rural Education, in particular, and in education in general.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectLetramento estéticopt
dc.subjectEducação do campopt
dc.subjectJovens e adultospt
dc.subjectHistórias em quadrinhospt
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt
dc.subjectAesthetic literacyen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectYouth and adultsen
dc.subjectComics booksen
dc.subjectHistorical-cultural theoryen
dc.titleO letramento estético na consolidação dos processos de leitura e escrita de educandos jovens e adultos da educação do campopt
dc.title.alternativeThe aesthetic literacy in the consolidation of the reading and writing processes of young and adults of the rural educationen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000911022
dc.identifier.capes33004110040P5
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