Show simple item record

dc.contributor.advisorAgostini, Deuber Lincon da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorBraz, Douglas Henrique de Oliveira
dc.date.accessioned2018-12-18T11:31:58Z
dc.date.available2018-12-18T11:31:58Z
dc.date.issued2018-10-26
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180266
dc.description.abstractNos últimos tempos, as discussões sobre adequações e modificações do currículo vêm ganhando espaço na sociedade. Ambas as discussões visam uma melhora na qualidade da educação, agregando valores ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizando das práticas em laboratório como uma estratégia enriquecedora no processo de ensino, visou-se um estudo direcionado na elaboração e estruturação das atividades experimentais a serem desenvolvidas em sala de aula, compreendo assim as dimensões pedagógicas presentes na prática laboratorial atrelada à construção do conhecimento do aluno em uma aprendizagem significativa. Partindo dos experimentos propostos pelo Material Apostilado do Governo do Estado de São Paulo, realizou-se novas estruturações, com objetivos e metas direcionados em uma proposta de atividade investigativa. Essas dimensões pedagógicas além de qualificar o ensino, disseminam nos alunos uma autonomia de construir seu próprio laboratório onde quer que estejam seguindo sua intuição a partir das abstrações que podem alcançar. Os experimentos quando apresentados em minuciosos roteiros norteiam os caminhos a serem seguidos, levando à prática da tentativa e erro, cravando em seu cognitivo aquilo que é útil e aplicável em seu cotidiano.pt
dc.description.abstractIn recent times, discussions about adaptations and modifications of the curriculum have been gaining ground in society, both discussions aim at improving the quality of education, adding value to the process of teaching learning. Using laboratory practices as an enriching strategy in the teaching process, a study aimed at the elaboration and structuring of the experimental activities to be developed in the classroom was aimed at understanding the pedagogical dimensions present in the laboratory practice, linked to the construction of the knowledge in meaningful learning. Based on the experiments proposed by the Government of the State of São Paulo's Apostilled Material, new structuring was carried out, with objectives and goals focused on a proposal for research activity. These pedagogical dimensions besides qualifying teaching, disseminate in students an autonomy to build their own laboratory wherever they are following their intuition from the abstractions they can achieve. Experiments when presented in meticulous scripts guide the paths to be followed, leading to the practice of trial and error, embedding in his cognitive what is useful and applicable in his daily life.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectRoteiros experimentaispt
dc.subjectAtividade experimentalpt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectExperimental routesen
dc.subjectExperimental activityen
dc.titlePráticas em laboratório: uma estratégia de ensinopt
dc.title.alternativeLaboratory practices: a teaching strategyen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEnsino de Física - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFísicapt
unesp.researchAreaFísica no ensino fundamentalpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000911050
dc.identifier.capes33283010001P5
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record