Show simple item record

dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.authorJoaquim, Felipe Ferreira [UNESP]
dc.date.accessioned2019-01-15T13:11:58Z
dc.date.available2019-01-15T13:11:58Z
dc.date.issued2018-10-30
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180457
dc.description.abstractA presente tese tem como objeto a prática de oficinas enquanto modalidade educativa. Não se pretende analisar a contribuição deste formato para o campo da Educação, mas aflorar as potencialidades que podem derivar de tal prática fazendo uso da linguagem e suas possibilidades textuais. O trabalho está organizado em três tomos, que se inspiram em textos literários e desdobram-se em formas diversas para a discussão da linguagem. O primeiro trata de uma narrativa lírica inspirada na Comédia de Dante; o segundo é uma prosa epistolar entrecruzada por contos inspirada no conjunto da obra de Italo Calvino; e o terceiro, um ensaio sobre Ciência, Educação e oficinas escrito a partir de uma revisão sobre o tema. Cada tomo possui um modo de construção textual distinto, a partir do arranjo de citações e transcrições de material empírico da pesquisa. À moda de realização de uma oficina concebendo-a como um espaço de conhecimento em movimento, o processo de realização deste trabalho aproxima- se do que pode ser a produção de pensamento em situações de experimentação com a linguagem.pt
dc.description.abstractThe present thesis aims at the practice of workshops as an educational modality. It is not intended to analyze the contribution of this format to the field of Education, but to highlight the potentialities that can derive from such practice making use of language and its textual possibilities. The work is organized in three volumes, which are inspired by literary texts and unfold in diverse forms for the discussion of language. The first deals with a lyrical narrative inspired by Dante's Comedy; the second is an epistolary prose interspersed with short stories inspired by the work of Italo Calvino; and the third, an essay on Science, Education and workshops written from a review on the topic. Each volume has a distinct textual construction mode, from the arrangement of citations and transcripts of research empirical material. In the fashion of a workshop conceiving it as a space of knowledge in movement, the process of accomplishing this work is close to what can be the production of thought in situations of experimentation with language.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectOficinapt
dc.subjectExperimentaçãopt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectWorkshopen
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectLiteratureen
dc.title"Comédia" ou "Se uma oficina numa tese de doutorado" ou "Apontamentos..."pt
dc.title.alternative"Comedy" or " If a workshop on a doctoral thesis" or "Appointments..."en
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinguagem - Experiência - Memória - Formaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000911638
dc.identifier.capes33004137064P2
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record