Show simple item record

dc.contributor.advisorPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorSampaio, Raissa Samara [UNESP]
dc.date.accessioned2019-01-15T16:57:29Z
dc.date.available2019-01-15T16:57:29Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180459
dc.description.abstractNeste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São José dos Campos – SP. Os alunos realizaram atividades relacionadas a ideia de volume de um sólido geométrico no software GeoGebra. O objetivo da pesquisa é compreender como a visualização é/pode ser potencializada com as tecnologias em atividades de geometria. Para nos familiarizarmos com o tema visualização fizemos uma revisão teórica buscando entender o seu sentido no ensino de geometria e, também, sobre o trabalho com tecnologias em sala de aula. A partir do que se mostrou nas leituras, elaboramos atividades que pudessem favorecer a visualização com o software escolhido, o GeoGebra. Foram realizados sete encontros com os alunos que frequentam uma escola pública de ensino integral. Os encontros aconteceram no período destinado às atividades extracurriculares. A produção de dados da pesquisa se deu a partir da filmagem e transcrição dos encontros com os alunos. Na análise dos dados, seguindo o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, voltamos nossa atenção para as possibilidades que foram abertas, a partir do software, para a aprendizagem do aluno. A interpretação nos permite dizer que o Movimento é uma possibilidade para a compreensão do objeto geométrico, a visualização é relevante para que aluno possa realizar investigações de propriedades geométricas e para a formação da ideia geométrica de volume. Estas são as Categorias de Análise que, ao serem discutidas, nos levam à compreensão de que há uma potencialidade para a aprendizagem geométrica com as tecnologias por haver a intenção do sujeito em compreender os desafios que o professor lhe propõe.pt
dc.description.abstractIn this text the research developed with students of the 7th year of Elementary School of the Public Schools of São José dos Campos - SP. Students performed activities related to the idea of volume of a geometric solid in GeoGebra software. The goal of the research is to understand how visualization is / can be leveraged with technologies in geometry activities. In order to familiarize ourselves with the topic of visualization we have made a theoretical revision seeking to understand its meaning in the teaching of geometry and also on the work with technologies in the classroom. From what was shown in the readings, we elaborated activities that could favor the visualization with the chosen software, the GeoGebra. There were seven meetings with the students who attending a full time public school. The meetings took place in the period for extracurricular activities. The data production of the research was based on the filming and transcription of the meetings with the students. In the analysis of the data, following the rigor of the qualitative research of phenomenological approach, we turn our attention to the possibilities that were opened from the software for the student's learning. The interpretation allows us to say that the Movement is a possibility for the understanding of the geometric object, the visualization is relevant so that student can realize investigations of geometric properties and for the formation of the geometric idea of volume. These are the Categories of Analysis that, when its discussed, lead us to the understanding that there is a potential for geometric learning with the technologies for having the intention of the subject to understand the challenges that the teacher proposes to him.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectFenomenologiapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectGeometria dinâmicapt
dc.subjectTecnologiaspt
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectDynamic geometryen
dc.subjectTechnologiesen
dc.titleGeometria e visualização: ensinando volume com o software GeoGebrapt
dc.title.alternativeGeometry and visualization: teaching volume with GeoGebra softwareen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaFilosofia e Epistemologia na Educação Matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000911639
dc.identifier.capes33004137031P7
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record