Avaliação da vibração incidente sobre o operador de trator agrícola em pista de ensaio padronizada, em pista de concreto e em condições de campo

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Data

2018-12-18

Autores

Sandi, Jefferson [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo determinar e comparar os níveis de vibração mecânica incidente sobre o corpo inteiro do operador de um trator agrícola ensaiado em pistas padronizadas e de solo. O experimento foi conduzido em pistas de ensaios pertencentes ao Núcleo de Ensaio de Máquinas e Pneus Agroflorestais (NEMPA) do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em Botucatu, São Paulo. Os dados foram coletados em pista de ensaio de vibração padronizada, pista padronizada de concreto e pista de solo durante operação de roçada, escarificação, aração e gradagem. Foram adotadas quatro velocidades de deslocamento e duas combinações de pressões de inflação dos pneus. A aquisição de dados foi feita com um acelerômetro de três eixos fixado no assento do operador. Os parâmetros avaliados foram os valores de soma dos eixos para aceleração média, valor da dose de vibração (nível de alerta) e a projeção de dose para 8 horas de trabalho. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de Tukey (p≤0,05). A condição superficial foi determinante para definir o comportamento dos dados e ocasionar os cenários de insalubridade, principalmente na pista padronizada para ensaio de vibração e na execução da gradagem em solo arado. Foram encontradas correlações entre os valores de dose de vibração resultante da pista padronizada de vibração e os obtidos nas operações de aração e de gradagem. Nas condições operacionais ensaiadas, foram encontradas condições de insalubridade na execução da aração e da gradagem. A pista padronizada para ensaio de vibração proporcionou uma condição de maior severidade do que as encontradas nas operações mecanizadas conduzidas em pista de solo. A pista de concreto não teve representatividade com nenhuma das operações conduzidas nas pistas de solo. A velocidade foi mais importante que a pressão interna dos pneus para determinar os valores de acelerações médias, valor dose de vibração e valor acumulado para jornada de oito horas de trabalho em todas as operações avaliadas.
The objective of this study was to determine and compare the levels of mechanical vibration incident on the whole body of the agricultural tractor operator tested on standardized tracks and soil. The experiment was carried out in the tests tracks belonging to the Núcleo de Ensaio de Máquinas e Pneus Agroflorestáis (NEMPA) of the Departamento de Engenharia Rural of the Faculdade de Ciências Agronômicas of the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", in Botucatu, São Paulo. The data were collected in standardized vibration test track, standard concrete track and soil track during mowing, scarification, plowing and harrowing. Four shift speeds and two combinations of tire inflation pressures were adopted. Data acquisition was done with a three-axis accelerometer fixed to the operator's seat. The parameters evaluated were the sum values of the axes for mean acceleration, the vibration dose value (alert level) and the dose projection for 8 working hours. The data were submitted to the Tukey test (p≤0.05). The superficial condition was determinant to define the behavior of the data and to cause the scenarios of insalubrity, mainly in the standardized track for vibration test and in the execution of the harrowing in plowed soil. Correlations were found between the vibration dose value of the standardized vibration track and those obtained in the plowing and harvesting operations. In the operating conditions tested, unhealthy conditions were found in the execution of plowing and harvesting. The standardized vibration test track provided a condition of greater severity than those encountered in mechanized operations conducted on the soil track. The concrete track was not representative of any of the operations conducted on the soil track. The speed was more important than the internal tire pressure to determine the mean acceleration values, vibration dose value and accumulated value for an eight-hour working day in all operations evaluated.

Descrição

Palavras-chave

Ergonomia, Segurança no trabalho, Insalubridade, Coluna vertebral

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