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dc.contributor.advisorBolognesi, Mario Fernando [UNESP]
dc.contributor.authorFerraz, Leandro [UNESP]
dc.date.accessioned2019-02-13T15:07:10Z
dc.date.available2019-02-13T15:07:10Z
dc.date.issued2019-02-04
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180734
dc.description.abstractEste estudo, cujo objeto tange à “Comicidade e o Riso”, se entrelaça na Formação Humana e na Cultura Cômica Popular. Desta forma, constitui uma temática relacionada à “A comicidade e o Riso nos Festejos Religiosos da Boa Vista do Padre João - o lugar da condição de “ridículo” entre o sagrado e o profano”. O objetivo geral da pesquisa foi analisar quais e como os recursos cômicos constituem o imaginário e a produção de sentidos dos devotos nestes festejos. A produção dos dados ocorreu através de observações participantes e de diálogos durante as Festas de celebração dos santos católicos. A tese defendida é a de que nas relações humanas os comportamentos, que permeiam o ambiente religioso no confronto entre as linguagens sacras e as profanas, são atravessados pela comicidade e pelo riso trazendo a condição de ridículo dos devotos como um acalentador do estranhamento entre as partes. Assim, parte do ponto anterior das encenações e da teatralização da cultura popular religiosa e seus personagens cômicos e artísticos. Este trabalho buscou aprofundar entendimentos quanto à formação humana dos cômicos, que aqui tratarei por ridículos. Enquanto os demais trabalhos esmiúçam o espaço e as ações da festividade e da produção artística envolvidas neste contexto, esta tese buscou estabelecer uma análise em um território um tanto quanto esquecido pelas pesquisas, ou seja, a comicidade, o riso e os cômicos no cotidiano das vidas comuns de sujeitos, ainda, não artistas, ou seja, o processo humano de formação do cômico. Então, as narrativas dos sujeitos desta pesquisa trouxeram a condição de ridículo de cada devoto, que se insere no espaço sagrado sem causar perturbações, abrandando, desta forma as incursões do profano neste ambiente. O riso parece fazer parte do ambiente, mesmo que muitos o negam, outros renegam e tantos outros o repudiam, mas se deixam envolver e se entregam ao risível. Portanto, o ridículo marca o seu lugar entre o sagrado e o profano.pt
dc.description.abstractThis study, whose object refers to "Comedy and Laughter", is intertwined in the Human Formation and the Popular Comic Culture. In this way, it is a theme related to "Comedy and Laughter in the Religious Festivals of Boa Vista of Father João - the place of the" ridiculous "condition between the sacred and the profane. The general objective of the research was to analyze which and how the comic resources constitute the imaginary and the production of senses of the devotees in these celebrations. The production of the data took place through participant observations and dialogues during the celebration feasts of the catholic saints. The thesis defended is that in human relations the behaviors that permeate the religious environment in the confrontation between the sacred and the profane languages are crossed by comedy and laughter bringing the ridiculous condition of the devotees as a cherishing of the estrangement between the parties. Thus, part of the previous point of the staging and theatricalisation of popular religious culture and its comic and artistic characters. This work sought to deepen understandings as to the human formation of comics, which I will treat here as ridiculous. While the other works clarify the space and the actions of the festival and the artistic production involved in this context, this thesis sought to establish an analysis in a territory somewhat forgotten by the researches, that is, comedy, laughter and comics in the daily life of ordinary lives of subjects, still, not artists, that is, the human process of formation of the comic. Then the narratives of the subjects of this research brought the ridiculous condition of each devotee, who enters the sacred space without disturbing, thus slowing down the incursions of the profane in this environment. Laughter seems to be part of the environment, even though many deny it, others deny it, and so many others disown it, but they get involved and give themselves up to laughable. So, ridicule marks its place between the sacred and the profane.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectComicidadept
dc.subjectFestejospt
dc.subjectProfanopt
dc.subjectRidículopt
dc.subjectSagradopt
dc.subjectComicidaden
dc.subjectCelebrationsen
dc.subjectProfaneen
dc.subjectRidiculousen
dc.subjectSacreden
dc.titleO ridículo entre o sagrado e o profano: a comicidade e o riso nos festejos religiosos da Boa Vista do Padre Joãopt
dc.title.alternativeThe ridiculous between the sacred and the profane: the comedy and laughter in the religious celebrations of Boa Vista by Priest Joãoen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e poéticas cênicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000912671
dc.identifier.capes33004013063P4
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