A produção de sentido na atividade de ensinar e aprender

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-22

Autores

Batista, Nayara Alves [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, compôs a trajetória que realizamos para entender os sentidos atribuídos pelos professores e estudantes de Sociologia do Ensino Médio às suas atividades de ensinar e aprender. O nosso objetivo consistiu na problematização, a partir da Teoria Histórico-Cultural, da produção de sentidos para o ensino e o estudo dos conhecimentos sociológicos e as suas implicações na ação pedagógica. Quisemos apreender quais são os sentidos que esses sujeitos atribuem às suas atividades e por que se constituíram desta forma. Para isso, realizamos um estudo empírico-teórico numa escola pública da cidade de Marília – SP, onde observamos o espaço escolar em sua dinâmica cotidiana e as aulas de Sociologia no Ensino Médio; registramos por escrito as condutas de professores e estudantes na sala de aula; fizemos o levantamento bibliográfico sobre o tema em estudo e entrevistas com estudantes e professores. Na Escola, são socializados os conhecimentos culturais da humanidade e produzidos novos conhecimentos. Essa instituição social é tida historicamente como o local onde se ensina e se aprende. Verificamos pela interpretação de nossos dados, que os processos de ensino e aprendizagem envolvem as relações sociais e são orientados pelos sentidos particulares que os sujeitos conferem a eles. Sua forma de construção frente aos conteúdos científicos e ao espaço escolar é reflexo dessa formação e conduz a atividade ao ensino e estudo dos objetos do conhecimento. Logo também, que as condições materiais em que a formação dos estudantes e o trabalho do professor se realizam, são norteadas pelo modo de produção capitalista, que fornece as bases para que se constituam os sentidos sobre a Escola, o ensino e a aprendizagem da Sociologia, disciplina que traz em suas políticas de currículo, particularidades que remetem à sua fragilidade metodológica passada e as intenções e ações dos sujeitos que elaboraram, implementaram e modificaram as reformas e políticas educacionais, nos diversos contextos do país.
The dissertation presented to the Graduate Program in Education of the Faculty of Philosophy and Sciences, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Marília, composed the trajectory we carry out to understand the meanings attributed by teachers and students of Sociology of High School to their activities of teaching and learning. Our objective consisted in the problematization, from the Historical-Cultural Theory, the production of meanings for the teaching and the study of the sociological knowledge and its implications in the pedagogical action. We wanted to understand what the senses these subjects attribute to their activities and why they were constituted in this way. For this, we conducted an empirical-theoretical study in a public school in the city of Marília - SP, where we observe the school space in its daily dynamics and the classes of Sociology in High School; we record in writing the behaviors of teachers and students in the classroom; we did the bibliographic survey on the topic under study and interviews with students and teachers. In the School, the cultural knowledge of humanity is socialized and new knowledge produced. This social institution is historically regarded as the place where one teaches and learns. We verify by the interpretation of our data that the teaching and learning processes involve social relations and are guided by the particular senses that the subjects give them. Its construction in front of the scientific contents and the school space is a reflection of this formation and leads the activity to the teaching and study of the objects of knowledge. Thus, too, the material conditions in which student training and teacher work are carried out are guided by the capitalist mode of production, which provides the basis for the establishment of the meanings of the School, teaching and learning of Sociology , a discipline that brings in its curriculum policies particularities that refer to its past methodological fragility and the intentions and actions of the individuals who have elaborated, implemented and modified educational reforms and policies in the different contexts of the country.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Ensino e aprendizagem de sociologia, Produção de sentidos, Education, Teaching and learning sociology, Production of senses

Como citar