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dc.contributor.advisorHidalgo, Mirian Marubayashi
dc.contributor.advisorPoi, Wilson Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorFrança, Alline Batistussi [UNESP]
dc.date.accessioned2019-04-02T13:04:28Z
dc.date.available2019-04-02T13:04:28Z
dc.date.issued2019-02-22
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181317
dc.description.abstractObjetivo: avaliar o efeito da educação continuada na aquisição e consolidação de conhecimento sobre avulsão dentária dos Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Maringá-PR, em relação aos corretos procedimentos a serem adotados imediatamente após a ocorrência de uma avulsão dentária. Material e Métodos: Trata-se de um estudo de campo, descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa desenvolvido com os Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Maringá, PR. Consideraram-se dois grupos de profissionais entrevistados: submetido à intervenção oral e visual e submetido à intervenção oral e visual, reforçada por outros meios visuais, e o grupo controle, anterior à intervenção. Aplicou-se um questionário dividido em três partes: dados demográficos, conhecimento/domínio sobre traumatismos dentários em geral e a avulsão, em especial, sendo a terceira o conhecimento/domínio sobre as atitudes a serem adotadas em relação ao manejo imediato dos dentes avulsionados .No questionário,utilizou-se uma escala indireta para medir as atitudes dos participantes, a escala de Likert e para interpretação das respostas aplicou-se uma escala de escores de 0 a 4. A intervenção propriamente dita foi a instituição de um Programa de Educação Continuada para capacitação dos envolvidos. A consistência interna do instrumento foi medida por meio do coeficiente Alfa de Cronbach. Para medir a diferença entre os escores atribuídos, utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis, seguido do teste de comparações múltiplas de Dunn. Resultados: Foram observadas diferenças estatisticamente significativas para ambos os domínios, Conhecimento e Atitude, quando se comparou o conhecimento prévio e após a realização da capacitação, seja por meio da comunicação oral e visual ou quando houve reforço visual. No entanto, não houve diferenças entre o conhecimento adquirido entre esses dois grupos. Conclusão: A educação continuada, por meio da comunicação oral e visual foi eficaz na aquisição e consolidação de conhecimento dos Orientadores Educacionais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Maringá-PR sobre avulsão dentária e os corretos procedimentos a serem adotados imediatamente após a sua ocorrência.pt
dc.description.abstractAim: To evaluate the effect of continuing education on the acquisition and consolidation of knowledge about dental avulsion of Primary School Education Mentors of public schools in the city of Maringá-PR, in relation to the correct procedures to be adopted immediately after the occurrence of a dental avulsion. Materials and methods: This is a field-based, descriptive-exploratory, quantitative approach developed with the Educational Mentors of Elementary School of the public network of the city of Maringá, PR. Two groups of professionals were interviewed: submitted to oral and visual intervention; and submitted to oral and visual intervention, reinforced by other visual means, and the control group, prior to the intervention. A questionnaire was applied divided into three parts: demographic data, knowledge / domain on dental trauma in general, and avulsion in particular; and the third, knowledge / domain about the attitudes to be adopted in relation to the immediate management of avulsed teeth. In the questionnaire, an indirect scale was used to measure the participants' attitudes, the Likert scale and for the interpretation of the answers a score scale of 0 to 4 was used. The intervention it self was the institution of a Continuing Education Program to empower those involved. The internal consistency of the instrument was measured by Cronbach's alpha coefficient. To measure the difference between the assigned scores, the KruskalWallis test was used, followed by Dunn's multiple comparison test. Results: Statistically significant differences were observed for both domains, Knowledge and Attitude, when comparing the previous knowledge and after the realization of the training, either through oral and visual communication or when there was visual reinforcement. However, there was no difference between the knowledge acquired between these two groups Conclusion: Continuing education through oral and visual communication was effective in acquiring and consolidating the knowledge of Primary School Education Advisors of public schools in the municipality of Maringá-PR on dental avulsion and the correct procedures to be adopted immediately after its occurrenceen
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectAvulsão dentáriapt
dc.subjectConhecimentopt
dc.subjectMentorespt
dc.subjectPrimeiros socorrospt
dc.subjectTraumatismos dentáriospt
dc.subjectDental avulsionen
dc.subjectknowledgeen
dc.subjectMentorsen
dc.subjectFirst aiden
dc.subjectDental traumapt
dc.titleEstratégia de educação dos orientadores educacionais para atuarem em casos de traumatismos dentáriospt
dc.title.alternativeEducational strategy of educational mentors to act in cases of dental traumaen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramOdontologia - FOApt
unesp.knowledgeAreaClínica integradapt
unesp.researchAreaEpidemiologia, prevenção e educação no traumatismo dentário e na clínica odontológica integrada.pt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000914529
dc.identifier.capesOdontologia - FOA
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