Articulando os serviços de saúde mental sob a ótica da satisfação e sobrecarga de trabalho entre profissionais de centros de atenção psicossocial

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Data

2019-02-13

Autores

Fidelis, Fabiana Aparecida Monção

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Fidelis FAM. Articulando os serviços de saúde mental sob a ótica da satisfação e sobrecarga de trabalho entre profissionais atuantes em centros de atenção. [Dissertação] Faculdade de Medicina de Botucatu -SP “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho”., 2019. OBJETIVO: Avaliar os níveis de satisfação e de sobrecarga em profissionais atuantes em saúde mental dos Centros de Atenção Psicossocial de um município no interior do Estado de São Paulo). MÉTODO: Pesquisa descritiva, exploratória e transversal, realizada por meio dos instrumentos: Escala de Avaliação da Satisfação de Profissionais em Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR), Escala de Avaliação da Sobrecarga de Profissionais em Serviços de Saúde Mental (IMPACTO-BR). RESULTADOS: Participaram do estudo 49 trabalhadores das seguintes unidades: Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), Centro de Atenção Psicossocial ad (CAPS ad), Centro de Atenção Psicossocial infantil (CAPS i) e Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III .Os resultados apresentaram bom escore de satisfação, sendo a média global 4,19 (dp±0,46). Os fatores: grau de satisfação da equipe com relação aos serviços oferecidos aos pacientes, grau de satisfação da equipe em relação a sua participação nos .serviços; grau da satisfação da equipe em relação as condições gerais de trabalho; grau de satisfação com respeito ao relacionamento no serviço, tiveram respectivamente médias de 3,74 (dp±0,50), 3,60 (dp±0,57), 4,09 (dp±058), 3,83 (dp±0,60). Os maiores índices de satisfação se concentraram nas condições de trabalho, ambiência, segurança, salário e clima no ambiente de trabalho. Já os índices de maior insatisfação relacionaramse à participação nos quesitos: decisões tomadas no serviço, implantação de tratamentos, avaliações dos serviços, discussões profissionais com a equipe, perspectiva de promoção/mudança de cargo e sua responsabilidade no serviço. Em relação à sobrecarga, os resultados permitiram verificar escore favorável de sobrecarga, sendo a média global 1,52 (dp±0,40). Os fatores: efeitos ressentidos pela equipe em sua saúde física e mental; impacto do trabalho sobre o funcionamento da equipe e sentimento de estar sobrecarregado, tiveram respectivamente média 1,37(dp0,40), 1,60(dp0,53), 1,64(dp0,46). Os maiores índices de sobrecarga foram os relacionados à frustração com o resultado do trabalho, o contato constante com os pacientes, cansaço após a jornada de trabalho, sentir-se deprimido e estressado por trabalhar com pacientes com transtorno mental. A maioria dos entrevistados demonstraram satisfação em relação ao trabalho, verificou-se ainda a necessidade de melhoria em relação à estrutura física, garantido a qualidade dos atendimentos. Os trabalhadores alegaram também a necessidade de maior continuidade do cuidado prestado ao paciente com transtorno mental na Atenção Básica. CONCLUSÃO: O estudo demonstrou a importância da articulação entre os serviços de atenção Psicossocial do município e posteriormente O produto deste trabalho foi a proposta de realização de um trabalho de interação entre os profissionais que atuam na rede municipal de saúde mental, buscando a conscientização da importância de cada serviço, por meio de 11 encontros programados para o primeiro semestre de 2019, onde acontecerão oficinas, rodas de conversas, e seminários visando a construção de protocolos e fortalecimento da linha de cuidados na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Fidelis FAM. Satisfaction and workload among mental health professionals. [Dissertation] Faculdade de Medicina de Botucatu- SP: “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” , 2019. OBJECTIVE: To evaluate levels of satisfaction and overload in mental health professionals of the Psychosocial Care Centers of a city in the interior of the State of São Paulo. METHODS: Descriptive, exploratory and cross-sectional research, carried out using the following instruments: Evaluation Scale for the Satisfaction of Professionals in Mental Health Services (SATIS-BR), Evaluation Scale for the Overload of Professionals in Mental Health Services (IMPACTO-BR) RESULTS: A total of 49 workers participated in the study: Psychosocial Care Center I (CAPS I), Psychosocial Care Center ad (CAPS ad), Child Psychosocial Care Center (CAPS i) and Psychosocial Care Center III (CAPS III. The results presented a good satisfaction score, with a global average of 4.19 (dp ± 0.46). Factors: satisfaction of the team with regard to the services offered to the patients, degree of satisfaction of the team in relation to their participation in the the satisfaction level of the team in relation to the general conditions of work, the degree of satisfaction with respect to the relationship in the service, had, respectively, averages of 3.74 (dp ± 0.50), 3.60 (dp ± 0.57 ), 4.09 (dp ± 058), 3.83 (dp ± 0.60) .The highest satisfaction indexes were focused on working conditions, environment, safety, salary and climate in the work environment. greater dissatisfaction related to participation service decisions, implementation of treatments, service evaluations, professional discussions with the team, perspective of promotion / change of position and their responsibility in the service. Regarding the overload, the results allowed to verify a favorable overload score, with a global mean of 1.52 (dp ± 0.40). The factors: effects resented by the team in their physical and mental health; (dp0.40), 1.60 (dp0.53), and 1.64 (dp0.46), respectively. The results of this study are presented in Table 1. The highest rates of overload were those related to frustration with the result of work, constant contact with patients, tiredness after work, feeling depressed and stressed for working with patients with mental disorder. The majority of the interviewees showed satisfaction with the work, it was also verified the need for improvement in relation to the physical structure, guaranteeing the quality of care. The workers also claimed the need for greater continuity of care provided to the patient with mental disorder in Primary Care. CONCLUSION: The study demonstrated the importance of the articulation between the psychosocial care services of the municipality and later The product of this work was the proposal of a work of interaction between the professionals who work in the municipal mental health network, seeking to raise awareness of the importance of each service, through 11 meetings scheduled for the first half of 2019, where workshops, talk wheels, and seminars will be held to build protocols and strengthen the health care network (RAS).

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Palavras-chave

Profissionais, Serviços de saúde mental, Satisfação, Trabalho, Avaliação de serviços da saúde mental, Evaluation of mental health services, Professionals, Mental health services, Overload, Satisfaction, Job

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