Interdisciplinaridade: Descrição sobre um grupo de pesquisa na universidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-18

Autores

Müller, Neuza de Moraes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando que o saber contido nas especialidades formativas não consegue por vezes responder às questões emergentes do mundo contemporâneo, a interdisciplinaridade surge contribuindo para a integração de conhecimentos com vistas a resultados mais sistêmicos nos trabalhos científicos. Fazendo com que as disciplinas se aproximem, dialoguem e os pesquisadores trabalhem juntos, de forma colaborativa, a prática interdisciplinar exige, também, a quebra de alguns paradigmas. Desta forma, o ser humano que está ainda construindo experiências sobre relações pessoais e de trabalho em grupo, é impelido a tecer redes mais complexas com diferentes matrizes teóricas, tendo nos grupos de pesquisa um ambiente aberto às possibilidades interdisciplinares. Essa dissertação que se propôs “descrever a interdisciplinaridade em um grupo de pesquisa na universidade” fez uso da técnica estudo de caso e do método de análise de conteúdo para alcançar os resultados aqui apresentados que discorrem sobre os níveis relacionais existentes entre as disciplinas, sobre o entendimento de interdisciplinaridade pelos participantes do grupo pesquisado e sobre a sua importância para grupos de pesquisa na universidade. Assim, pode-se considerar que essa investigação apresenta uma forte ligação entre os temas entendimento, importância e construção da interdisciplinaridade, traduzindo através deles, a real necessidade de compreensão teórica sobre o tema e de valorização sobre a integração de saberes, de modo que assim se torne possível uma construção plural e transparente da interdisciplinaridade nos meios de estudos e investigações científicas.
Considering that the knowledge contained in the formative specialties is sometimes unable to respond to the emerging issues of the contemporary world, interdisciplinarity arises contributing to the integration of knowledge with a view to more systemic results in scientific work. By having the disciplines come together, dialoguing and the researchers working together, collaboratively, the interdisciplinary practice also requires the breaking of some paradigms. In this way, the human being who is still constructing experiences about personal relations and group work, is impelled to weave more complex networks with different theoretical matrices, having in the research groups an environment open to the interdisciplinary possibilities. This dissertation, which proposed "describing interdisciplinarity in a university research group" made use of the case study technique and the content analysis method to achieve the results presented here that discuss the relational levels between the disciplines, understanding of interdisciplinarity by the participants of the research group and its importance for research groups at the university. Thus, it can be considered that this research has a strong connection between the themes understanding, importance and construction of interdisciplinarity, translating through them, the real need for theoretical understanding on the subject and appreciation on the integration of knowledge, so that a plural and transparent construction of interdisciplinarity in the means of studies and scientific investigations becomes possible.

Descrição

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Interdisciplinarity, Grupo de pesquisa, Conhecimento acadêmico

Como citar