Princípios do design da informação na curadoria digital de ambientes virtuais de aprendizagem sob a perspectiva da ciência da informação

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Data

2019-03-18

Autores

Nakano, Natália [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Ciência da Informação (CI), ciência interdisciplinar que se preocupa com os processos e configurações da informação desde o momento em que é criada até o momento em que é utilizada, era entendida, no passado, como exclusiva dos estudos em documentação, biblioteconomia e arquivologia. A partir da Segunda Guerra Mundial, e posteriormente com o volume crescente de informação digital produzida na Internet, a CI passa a incorporar novos estudos interdisciplinares para dar conta dos problemas complexos advindos da explosão informacional. A possibilidade de capacitação e educação formal por meio da Internet é fenômeno emergente resultante da consolidação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da Sociedade da Informação. As potencialidades do uso das tecnologias no contexto educacional sob a égide da Ciência da Informação - e nela o Design da Informação (DI) - são emergências que também devem ser incluídas como interdisciplinares e domínio de preocupação da CI e do DI. Nesse contexto de introdução das TIC na potencialização da comunicação da informação para a educação estão os cursos de Educação a Distância. Essa pesquisa entende que os processos de tratamento da informação, bem como os processos de interação em plataformas de Educação a Distância (EaD) direcionados à construção do conhecimento estão relacionados ao DI e são concernentes e interdisciplinares à CI. Assim, essa pesquisa propõe um estudo transdisciplinar que objetiva apontar os elementos proporcionados pela interdisciplinaridade entre a CI, o DI e a Curadoria Digital para constituir uma plataforma digital de um curso superior de EaD eficaz, eficiente e que possa promover uma experiência significativa ao cursante. Considerando a complexidade do projeto ideal de uma plataforma de curso EaD, essa pesquisa direcionará os objetivos para o estudo, a discussão e análise em três dimensões: a dimensão pedagógica, a dimensão da curadoria dos objetos digitais de aprendizagem e a interface de interação. A metodologia escolhida para esse estudo é a metodologia do Design Thinking, consideradas nas suas fases de imersão, ideação e prototipação. Na fase de imersão, a observação participante em um curso de graduação na modalidade a distância foi realizada, a fase de ideação se dá com base nos princípios de Design e na sua especialidade, o DI, e a prototipação é sugerida no ambiente Moodle.
Information Science (IS), an interdisciplinary science that investigates the processes and configurations through which information passes from the moment it is created to the moment it is used was understood, in the past, as exclusive from studies in documentation, librarianship and archival science. Since World War II, and subsequently with the increasing volume of digital information produced on the Internet, IS integrates new interdisciplinary studies to address the complex problems caused by the information explosion. The possibility of education on the Internet is an emerging phenomenon resulting from the consolidation of Information and Communication Technologies (ICT) within the scope of Information Society. The potentialities of technologies in the educational context under the aegis of Information Science - and Information Design in it - are emergencies that must also be included as interdisciplinary and of concern for IS and ID. In this context of introduction of ICT in the enhancement of information communication to education are Distance Education courses. This research understands that the processes of information treatment, as well as the processes of interaction in Distance Education (DE) platforms aimed at knowledge construction are related to ID and are interdisciplinary and related to IS. Thus, this research proposes a transdisciplinary study aiming to point out the elements provided by the interdisciplinarity across IS, ID and Digital Curation to constitute a digital platform of an effective and efficient higher education DE course that can promote a significant experience to the student. Considering the complexity of the ideal design of a DE course platform, this research focuses the objectives for study, discussion and analysis in three dimensions: the pedagogical dimension, the dimension of the digital curation of digital learning objects and the dimension of the interaction interface. The methodology chosen for this study is the Design Thinking methodology, considered in its phases of immersion, ideation and prototyping. In the immersion phase, participant observation in an undergraduate course in the distance modality was carried out, the ideation phase is based on the principles of Design and its discipline, ID, and prototyping phase is suggested in the Moodle environment.

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Palavras-chave

Informação e tecnologia, Design da informação, Curadoria digital, Educação à distância, E-learning, Information and technology, Information design, Digital curation, Distance learning

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