O que há neste Diário? A mobilização de saberes docentes durante um curso de Astronomia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Imagem de Miniatura

Data

2019-02-22

Autores

Prado, Andréia Fernandes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2017, no decorrer do curso de extensão em Astronomia “Diário do Céu”, ministrado a professores da educação básica, vinculados a Secretaria Estadual de Ensino (SEED) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), ambas da cidade de Bauru, São Paulo, Brasil. Buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais saberes docentes foram mobilizados pelos professores da educação básica ao participarem do curso de formação “Diário do Céu”, durante o aprendizado de conteúdos relacionados à demanda curricular dos anos iniciais do ensino fundamental? Os professores, pertencentes à SME, tornaram-se os sujeitos da pesquisa, pois são atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, analisou-se o Currículo Comum para esta modalidade de ensino, a fim de identificar quais demandas são apresentadas em relação aos conteúdos de Astronomia e quais foram subsidiadas por meio das atividades práticas do referido curso. A pesquisa também investigou quais os saberes docentes mobilizados por professores dos anos iniciais durante a realização de um curso de formação em Astronomia. Para a fundamentação teórica, foram utilizados os referenciais da área de Ensino de Ciências, da Formação de Professores em Exercício, bem como da Educação em Astronomia, além da Análise de Discurso da linha francesa. Os resultados indicam que há uma necessidade de formação, no que tange aos conteúdos de Astronomia, uma vez que os professores são polivalentes, com formação inicial em curso de Pedagogia e licenciaturas afins, e, não foram contemplados com tais conteúdos, em suas estruturas curriculares. Do mesmo modo, evidenciam a mobilização de diversos saberes docentes, entre os quais podemos citar os saberes disciplinares.
The present research was developed in 2017, during the Astronomy course "The Diary of Sky", taught to teachers of basic education, linked to the State Department of Education (SDE) and the Municipal Department of Education (MDE), both of the City of Bauru, São Paulo, Brazil. The following research question was sought: Which teachers' knowledge were mobilized by the teachers of basic education when participating in " The Diary of Sky " course, during the learning of contents related to the curricular demand of the initial years of Elementary Education? The teachers, belonging to the MDE, became the subjects of the research, since they are active in the initial years of Elementary Education. In this way, the Common Curriculum for this modality of education was analyzed, in order to identify which demands are presented in relation to the contents of Astronomy and which were subsidized through the practical activities of said course. The research also investigated the teachers' knowledge mobilized by teachers of the initial years during the course of training in Astronomy. For the theoretical basis, reference was made to the areas of Science Teaching, In-Service Teacher Training, and Astronomy Education, as well as the Discourse Analysis of the French line. The results indicate that there is a need for training regarding the contents of Astronomy, since the teachers are polyvalent, with initial training in Pedagogy and related degrees, and were not contemplated with such content in their curricular structures. Likewise, evidence of the involvement of several teaching knowledge, among which we can mention the disciplinary knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Astronomia, Formação em exercício, Diário do Céu, Saberes docentes, Análise de discurso, Astronomy teaching, In-service education, Diary of sky, Teacher’s knowledge, Discourse analysis

Como citar