O desenvolvimento de emoções e sentimentos na infância como fundamento psicológico da educação escolar

Imagem de Miniatura

Data

2019-02-28

Autores

Batista, Jéssica Bispo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho objetivou identificar e analisar em obras selecionadas de autores da psicologia histórico-cultural as especificidades do desenvolvimento afetivo-emocional em cada período do desenvolvimento psíquico na primeira infância e infância, sistematizando fundamentos gerais vinculadas a cada idade para a educação escolar. Considerando as emoções e os sentimentos no contexto da unidade afetivo-cognitiva do psiquismo humano e compreendendo-os como processos psíquicos que adquirem novas estruturas mediante a apropriação cultural, essa investigação busca elucidar os principais nexos entre desenvolvimento emocional e ensino escolar tendo em vista instrumentalizar a construção de uma educação crítica. A relevância do estudo se destaca por ser pouco explorada no contexto da psicologia histórico-cultural a problemática de emoções e sentimentos, bem como pelo centralismo afetivo que caracteriza as discussões sobre educação escolar na contemporaneidade. A pesquisa, de caráter teórico-conceitual, sistematiza proposições referentes ao desenvolvimento de emoções e sentimentos elaboradas por autores clássicos da psicologia histórico-cultural – com destaque a Vigotski, Leontiev, Elkonin, Bozhovich e Zaporózhets – em torno dos conceitos centrais no estudo do processo funcional afetivo (Atividade, Consciência e Personalidade); o processo funcional afetivo no curso da periodização do desenvolvimento psíquico; e a discussão da relação entre emoção, sentimento, educação e ensino.
This piece of work intended to identify and analyze on selected works from authors of cultural-historic psychology the specificities of the affective-emotional development in each period of psychic development in the first childhood and the proper childhood, systematizing the general basics bounded to each year-old from the Scholar Education. Considering the emotions and the feelings on the context of affective-cognitive unit from the human psychism and understanding them as psychism processes which acquires new structures in front of cultural appropriation, this investigation seeks to elucidate the principal nexus between emotional development and scholar teaching, aiming to instrument the construction of a critical education. The relevance of this study highlights itself for the emotional feeling issue has being just a little explored on the cultural-historical psychology, as well as the affective centralism that characterizes the discussions about scholar education on the contemporaneity. The research, with theory-concept character, systematizes propositions regarding the development of emotions and feeling elaborated by classic authors from historic-cultural psychology – highlighting Vigotski, Leontiev, Elkonin, Bozhovich and Zaporózhets – around the central concepts on the study of functional process (activity, consciousness and personality); The affective functional process on the course of periodization of psychism development; and the discussion about the relation between emotion, feeling, education and teaching.
Este trabajo objetivó identificar y analizar en obras seleccionadas de autores de la psicología histórico-cultural las especificidades del desarrollo afectivo-emocional en cada período del desarrollo psíquico en la primera infancia y la infancia, sistematizando fundamentos generales vinculados a cada edad para la educación escolar. Considerando las emociones y los sentimientos en el contexto de la unidad afectivo-cognitiva del psiquismo humano y comprendiéndolos como procesos psíquicos que adquieren nuevas estructuras mediante la apropiación cultural, esta investigación busca elucidar los principales nexos entre desarrollo emocional y enseñanza escolar con miras a instrumentar la acción construcción de una educación crítica. La relevancia del estudio se destaca por ser poco explorada en el contexto de la psicología histórico-cultural la problemática de las emociones y los sentimientos, así como por el centralismo afectivo que caracteriza las discusiones sobre educación escolar en la contemporaneidad. La investigación, de carácter teórico-conceptual, sistematiza proposiciones referentes al desarrollo de emociones y sentimientos elaborados por autores clásicos de la psicología histórico-cultural - con destaque a Vigotski, Leontiev, Elkonin, Bozhovich y Zaporózhets - en torno a los conceptos centrales en el estudio del proceso funcional afectivo (Actividad, Conciencia y Personalidad); el proceso funcional afectivo en el curso de la periodización del desarrollo psíquico; y la discusión de la relación entre emoción, sentimiento, educación y enseñanza.

Descrição

Palavras-chave

Emoções, Sentimentos, Psicologia histórico-cultural, Infância, Educação escolar

Como citar