Os saberes para professores elaborados na revista O Estudo (1922-1931)

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Data

2019-02-27

Autores

Rodrigues, Fernanda Plaza [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Apresenta-se nesta dissertação intitulada Os saberes para professores elaborados na revista O Estudo (1922-1931), trabalho realizado no âmbito do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista - UNESP “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Marília. Trata-se de resultados de pesquisa que teve como objetivo de identificar e analisar saberes para professores na revista O Estudo, elaborados por alunas, futuras professoras da escola Complementar/Normal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 1922 a 1931. Para atingir tal objetivo, utilizou-se como fonte a revista O Estudo, publicada entre 1922 e 1931, que corresponde ao período de funcionamento desse Instituto. Além disso, por meio da análise da revista O Estudo objetivou-se conhecer sua finalidade de criação e de circulação, aspectos do que diziam os sujeitos colaboradores na revista, enfatizando a feminização do magistério. Tal formulação se originou da constatação de que é preciso considerar que as construções discursivas das futuras professoras contidas nessa revista apontam aspectos próprios de ideias individuais e/ou coletivas que estão inseridos em uma sociedade e em um período específico. A escola de Porto Alegre manteve um impresso em formato de revista como prática escolar, em que as alunas do Grêmio Estudantil manipularam, compreenderam e aprenderam a palavra escrita em circulação na sociedade e geraram seu respectivo artefato cultural denominado O Estudo. Para o desenvolvimento da pesquisa cujo resultados são apresentados, foi utilizada abordagem histórica, centrada em pesquisa documental, privilegiando a revista mencionada como corpus documental. Foram elaborados instrumentos de pesquisas, um contendo referências dos exemplares da revista O Estudo localizados no arquivo permanente na Escola Complementar/Normal de Porto Alegre e outro contendo referências de textos sobre essa instituição e sobre Escola Normal no período estudado. Este trabalho leva a uma análise histórica engajada no campo da História da Educação, considerando a História Cultural a partir do uso de autores como Michel de Certeau, Roger Chartier, Paul Thompson, Dominique Julia, Demerval Saviani, António Nóvoa, entre outros para alicerçar a importância da imprensa de educação dirigida ao leitor professor e aluno. Constatou-se que essas fontes podem ser corpus documental importante para a História da Educação, visto que as revista educacionais tem seus princípios e de modo geral expressam opiniões de um grupo educacional. Isto é, são fontes relevantes, pois nos revelam assuntos que ocorreram no espaço educativo de uma determinada época. Dessa forma, pode-se afirmar que a revista O Estudo proporciona um olhar sobre a cultura escolar, fundamentalmente direcionando a atenção para um grupo de alunas e futuras professoras.
It is presented in this dissertation entitled The knowledges for teachers elaborated in the magazine O Estudo (1922-1931), work carried out within the scope of the Master Course of the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Philosophy and Sciences (FFC), State University Paulista - UNESP "Júlio de Mesquita Filho", Campus of Marília. These are research results that had as objective to identify and analyze knowledge for teachers in the magazine The Study, elaborated by students, future teachers of the Complementary / Normal school of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, from 1922 to 1931. In order to achieve this objective, the journal The Study was published as a source, published between 1922 and 1931, which corresponds to the period of operation of this Institute. In addition, through the analysis of the magazine O Estudo, it was aimed to know its purpose of creation and circulation, aspects of what the collaborating subjects said in the journal, emphasizing the feminization of the teaching profession. This formulation originated from the observation that it is necessary to consider that the discursive constructions of the future teachers contained in this magazine point to specific aspects of individual and / or collective ideas that are inserted in a society and in a specific period. The school in Porto Alegre maintained a magazine format as a school practice, in which the Students of the Grêmio Student manipulated, understood and learned the written word circulating in society and generated their respective cultural artifact denominated O Estudo. For the development of the research whose results are presented was a historical approach, focused on documentary research, privileging the magazine mentioned as documentary corpus. Research instruments were developed, one containing references of the copies of the magazine O Estudo located in the permanent archive in the Complementary/Normal School of Porto Alegre and another containing references of texts about this institution and about Normal School in the studied period. This work leads to a historical analysis engaged in the History of Education, considering the Cultural History from the use of authors such as Michel de Certeau, Roger Chartier, Paul Thompson, Dominique Julia, Demerval Saviani, António Nóvoa, among others to support the importance of the education press addressed to the reader teacher and student. It was found that these sources can be corpus documentary important to the History of Education, since educational journals have their principles and generally express opinions of an educational group. That is, they are relevant sources, because they reveal to us subjects that occurred in the educational space of a certain epoch. In this way, it can be affirmed that the magazine O Estudo provides a look at the school culture, fundamentally directing attention to a group of students and future teachers.

Descrição

Palavras-chave

História da educação, Formação de professores, Cultura escolar, Escola Normal, Revista O Estudo (1922- 1931), History of education, Teacher training, School culture, Normal School, Magazine O Estudo (1922-1931)

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