Construção de folheto educativo e orientação via telefone para o preparo da colonoscopia: estudo clínico, controlado e randomizado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-25

Autores

Diniz, Tatiane Santa Rosa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A colonoscopia é um procedimento invasivo que permite a visualização da mucosa do cólon e íleo terminal, dando a possibilidade de diagnóstico e tratamento eficaz para inúmeras doenças. Sua qualidade é influenciada pela eficácia do preparo do cólon, realizado com medicamentos e dieta específica, facilitando a total visualização da mucosa e reduzindo a repetição de exames. Apesar dos avanços nos métodos de preparação do intestino, a qualidade do preparo intestinal em alguns pacientes submetidos à colonoscopia é insatisfatória. A educação sobre o preparo para a realização da colonoscopia é importante para a adesão do paciente aos medicamentos e à restrição da dieta e consequentemente a qualidade do procedimento. A habilidade de orientar o paciente para o preparo do cólon é um fator fundamental não só para a eficácia do procedimento, mas também para minimizar as complicações que podem ocorrer durante a realização desse preparo. Objetivos: Construir e validar um folheto educativo com orientações para o preparo da colonoscopia e analisar a efetividade da orientação via telefone, realizada pelo enfermeiro, após as recomendações de rotina (orientações verbais e folheto explicativo) para o preparo do cólon em pacientes que necessitam de colonoscopia. Métodos: O estudo foi realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma pesquisa metodológica, de caráter descritivo, para o desenvolvimento de um folheto educativo a fim de orientar os pacientes que necessitam realizar o preparo para a colonoscopia. O segundo é ensaio clínico randomizado, controlado, paralelo, com dois braços, com cegamento dos colonoscopistas, realizado no serviço de endoscopia de um hospital terciário de ensino público do interior do estado de São Paulo. Os critérios de inclusão foram pacientes que necessitavam do exame de colonoscopia, maiores de 18 anos e que apresentavam um contato telefônico no prontuário eletrônico. Para o grupo intervenção, acrescentou-se a realização da orientação do preparo via telefone. Os desfechos relacionados à avaliação do preparo do cólon foram a Escala de Boston, identificação de adenomas, intubação cecal e remarcação do exame relacionado ao preparo inadequado. Resultados: Desenvolveu-se folheto educativo com informações da terapia dietética e medicamentosa e da rotina do serviço. Esse material foi validado por peritos com média global de IVC igual a 0,93. No ensaio clínico, a coleta de dados foi realizada entre fevereiro a setembro de 2018, com 109 participantes divididos em grupo intervenção (GI) (n= 55) e grupo controle (GC) (n= 54). Houve redução estatisticamente significante no GI quando comparado ao GC em todos os segmentos do cólon avaliados pelo escore de Boston, inclusive no escore total (p<0,001). A intubação cecal ocorreu em todos os exames do GI (p=0,027), obteve-se baixo índice de remarcação de exames por preparo inadequado no GI (p=0,005) e a identificação de adenomas não apresentou diferença significante entre os grupos (p=0,337). Conclusões: Elaborou-se um folheto educativo para a realização do preparo intestinal precedente à colonoscopia. A intervenção educativa realizada pelo enfermeiro via telefone se apresenta como uma estratégia eficaz para reorientar os pacientes sobre o preparo do intestino para a realização da colonoscopia.
Introduction: Colonoscopy is an invasive procedure that allows visualization of the mucous of the colon and the terminal ileum, giving the possibility of effective diagnosis and treatment for countless diseases. Colonoscopy quality is influenced by the efficacy of the colon preparation, performed with medications and specific diet facilitating the total visualization of the mucous and reducing the repetition of exams. Despite advances in methods of intestine preparation, the quality of intestinal preparation in some patients undergoing colonoscopy is unsatisfactory. Education about the preparation for colonoscopy is important for patient adherence to medications and diet restriction and consequently the quality of the procedure. The ability to guide the patient to the preparation of the colon is a fundamental factor not only for the effectiveness of the procedure but also to minimize the complications that may occur during this preparation. Objectives: To construct and to validate an educational leaflet with guidelines for colonoscopy preparation and to analyze the effectiveness of the telephone guidance, performed by the nurse, after the routine recommendations (verbal guidelines and explanatory leaflet) for the preparation of the colon in patients who require colonoscopy. Methods: The study was carried out in two stages: (1) methodological research of descriptive character for the development of an educational leaflet to guide patients who need to prepare for colonoscopy; (2) clinical trial randomized, controlled, parallel, with two-arm, with colonoscopist blinding, performed at the endoscopy service of a tertiary public teaching hospital in the interior of the state of São Paulo. The inclusion criteria were patients who needed a colonoscopy examination, who were over 18 years old and had a telephone contact in the electronic medical record. For the intervention group, was added the realization of preparation guidance by telephone. Outcomes related to the evaluation of colon preparation were the Boston Scale, identification of adenomas, cecal intubation, and rebooking of the examination related to inadequate preparation. Results: An educational leaflet was developed with information on dietary and medical therapy and the routine of the service. This material was validated by experts with an overall average of IVC equal to 0,93. In the clinical trial, data collection was performed between February and September 2018, with 109 participants divided into intervention group (IG) (n=55) and control group (CG) (n=54). There was a statistically significant reduction in IG when compared to CG in all colon segments evaluated by the Boston score, including the total score (p<0.001). Cecal intubation occurred in all IG exams (p=0.027), a low rebooking index of exams was obtained due to inadequate IG preparation (p=0.005) and the identification of adenomas showed no significant difference between the groups (p=0,337). Conclusions: An educational leaflet was prepared to perform the intestinal preparation previous to colonoscopy. The educational intervention performed by the nurse by telephone is presented as an effective strategy to reorient patients about the intestine preparation for colonoscopy.

Descrição

Palavras-chave

Enfermagem, Educação em saúde, Colonoscopia, Ensaio clínico, controlado e aleatório, Nursing, Health education, Colonoscopy, Randomized controlled clinical trial

Como citar