Estudo sobre as ações de educação ambiental desenvolvidas em três unidades de conservação do oeste paulista

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Data

2019-02-28

Autores

Matos, Juliana Pinheiro de

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando o histórico de perda de biodiversidade enfrentado pelo Brasil, a existência de políticas públicas acerca da Educação Ambiental (EA) brasileira, e reconhecendo o potencial educativo de espaços não formais de ensino como as Unidades de Conservação (UCs), a presente pesquisa tem por objetivo investigar quais ações de Educação Ambiental estão sendo desenvolvidas em três Unidades de Conservação do Oeste Paulista. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos de pesquisa: analisar os Programas de Educação Ambiental contidos nos Planos de Manejo do Parque Estadual do Aguapeí, Parque Estadual do Rio do Peixe e no Parque Estadual do Morro do Diabo, localizados na região Oeste do estado de São Paulo, descrever o histórico de implementação das ações em Educação Ambiental nas três UCs citadas e caracterizar tais ações. A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória, com análise documental dos Planos de Manejo das unidades e realização de entrevistas com seus gestores. A pesquisa documental consistiu em analisar especificamente o que diz respeito à Educação Ambiental nos planos, tendo como referência para análise, a legislação brasileira sobre o tema. Os resultados obtidos demonstram a comum preocupação da equipe gestora com o desenvolvimento de ações em Educação Ambiental que contribuam na gestão dos parques e alcancem os objetivos de conservação ambiental da UC. Embora os documentos analisados não tragam um aprofundamento sobre as atividades mencionadas e nem sobre o tema Educação Ambiental, as ações previstas são fundamentadas na conscientização e comunicação, estando assim, em conformidade com o sugerido pela legislação brasileira analisada. As ações de EA realizadas se concentram em atividades de visitação com realização de trilhas, observação no museu/sala de exposições e também a realização de atividades externas como palestras. Notou-se, que as ações de EA realizadas pelas unidades ainda não atendem na totalidade o que foi previsto nos Planos de Manejo, mas estão em progresso de implementação de acordo com o histórico levantado. Tendo em vista o previsto nos Planos de Manejo e o relatado pelos gestores nas entrevistas, conclui-se que as ações de EA realizadas nos três parques estaduais estudados estão de fato acontecendo, no entanto, verifica-se a necessidade de dedicação a ações importantes previstas e ainda não realizadas.
Considering the history of biodiversity loss faced by Brazil, the existence of public policies about Brazilian Environmental Education (EE), and recognizing the educational potential of non-formal teaching spaces such as Protected Areas (PA) this work's goal is investigate how the actions in Environmental Education are being developed in three Protected Areas of the West of the State of São Paulo. For this purpose, the specifics objectives were defined: to analyze the Environmental Education Programs contained in the Management Plans of Aguapeí Protected Area (APA), Rio do Peixe Protected Area (RPPA) and Morro do Diabo Protected Area (MDPA), located in the west region of the state of São Paulo; describe the history of implementation of the actions in Environmental Education in the three PAs mentioned and characterize such actions. The research is qualitative exploratory, with documentary analysis of the Management Plans of the PAs and conducting interviews with their managers. The documentary research consisted of analyzing specifically what is related to Environmental Education in the Plans, having as reference for analysis, Brazilian legislation about the EE. The results obtained demonstrate the common concern of the managers with the development of actions in Environmental Education that contribute to the management of the areas and reach the environmental conservation objectives of the PA. Although the documents analyzed do not bring a deepening about the mentioned activities neither about the theme Environmental Education, the actions foreseen are based on the awareness and communication, being thus, in accordance with the suggested on Brazilian legislation analyzed. The EE actions are concentrating on activities of visitation with realization of tracks, observation in the museum / exhibition hall and also develop external activities like lectures. It was noted that the EE actions performed still do not fully performed what was foreseen in the Management Plans, but are in progress of implementation according to the history raised. In view of the foreseen in the Management Plans and those reported by the managers in their interviews, it is concluded that the EE actions in the three state protected areas studied are in fact happening, however, there is a need for dedication to important actions envisaged and not yet performed.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Áreas protegidas, Ensino não formal, Environmental education, Protected areas, Non-formal teaching

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