Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-02-25

Autores

Siqueira, Izabella, Godiano

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O processo de ensino e a aprendizagem da geometria tem sido investigado por vários pesquisadores da área da Educação Matemática e a revisão da literatura sobre este tema aponta que, embora os documentos oficiais curriculares brasileiros preconizem o ensino da geometria desde a Educação Infantil, o que se percebe é que ele ainda tem sido relegado a um plano secundário. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o trabalho da geometria na Educação Infantil, bem como elaborar, a partir da teoria das habilidades geométricas de Hoffer (1981), um material didático que envolve atividades virtuais. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo. As habilidades envolvidas foram: visualização, aplicação, desenho e verbal. Com a análise do material explorado foi possível observar que a geometria não tem seu espaço no ensino da Educação Infantil como deveria ter, uma vez que é de suma importância para o desenvolvimento da criança no que diz respeito à orientação espacial, à percepção geométrica e à conexão com outros campos do conhecimento. O produto educacional elaborado tem potencialidades para contribuir para o desenvolvimento das habilidades geométricas das crianças de forma lúdica, com objetivo de construção dos primeiros conceitos geométricos.
The process of teaching and learning geometry has been investigated by several researchers in the area of Mathematics Education and the literature review on this topic points out that, although the official Brazilian curricular documents advocate the teaching of geometry since Early Childhood Education, what we see is that it has still being left in second plan. The main objective of this research was to analyze the role of geometry in Early Childhood Education, as well as to develop, from the geometric skills theory of Hoffer (1981), a didactic material that involves virtual activities. This research is of an exploratory and descriptive nature. The skills involved were: visualization, application, drawing and verbal. With the analysis of the material explored it was possible to observe that geometry does not have its space on children’s education as it should, given that it’s of great importance for the development of the child when it comes to the respect of the spatial orientation, the geometric perception and the connection with others fields of knowledge. The educational product that was developed has the potential to contribute to the development of children's geometric abilities in a playful way, with the purpose of constructing their first geometric concepts.

Descrição

Palavras-chave

Matemática, Geometria, Educação infantil, Pensamento geométrico, Mathematics, Geometry, Child education, Geometric thinking

Como citar