Influenciadores na Sociedade em Rede: uma análise do programa Roda Viva especial de 30 anos

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Data

2019-03-06

Autores

Torres, Adeílson Toledo

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade analisar o programa comemorativo de 30 anos do Roda Viva, da TV Cultura. O programa teve como entrevistadores influenciadores digitais e duas pessoas no centro da tradicional roda: o historiador Leandro Karnal e o filósofo Luiz Felipe Pondé. A dissertação tem como principal objetivo responder duas questões: O que motivou a mudança de formato no Especial de 30 anos do Roda Viva? Quais as repercussões que essa mudança gerou ao programa? Para tanto se procura entender o conceito de esfera pública tal como expressado por Habermas (2017) e sua articulação com a visão de Castells (2007) relacionada com a sociedade em rede. Para realizar as análises e responder as perguntas se levou em consideração a participação dos envolvidos no desenrolar do tempo de duração do programa. Para a interpretação de dados, foi utilizada a metodologia da Hermenêutica de Profundidade, conforme proposta por Thompson (2011), notadamente a interpretação discursiva. Os resultados obtidos apontam que a mudança se deu mais em função de uma tentativa de se adequar às redes do que propriamente contribuir com conteúdo inovador.
The present work aims to analyze the 30 years Roda Viva Commemorative Program, from TV Cultura. This Commemorative program had digital influencers and two main interviewers: Leandro Karnal historian and Luis Felipe Ponde philosopher. The main purpose of this dissertation is to answer two questions: What motivated the format change in the program 30 years Roda Viva Commemorative Program? Which repercussion this change had caused to the program? To answer those questions it is necessary to understand the public sphere concept which has been expressed by Habermas (2017) and relates it to network society by Castells (2007). In order to analyse and answer the questions it was taken into consideration the people participation and the lenght of the program. For the data evaluation the Depth Hermeneutics methodology proposed by Thompson (2011) was used, specially the discursive interpretation. The results obtained indicated the format change was motivated in order to be suitable to networks instead of contribute with innovative content.

Descrição

Palavras-chave

TV Cultura, Roda Viva 30 anos, Influenciadores digitais, Sociedade em rede, Hermenêutica de profundidade, Digital influencers, Network society, Depth hermeneutics

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