Estudo da produção científica dos congressos nacionais de Psicologia Escolar (CONEP) no campo da sexualidade e educação sexual – 2007 a 2017

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Data

2019-05-13

Autores

Benzoni, Selma Aparecida Geraldo

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Psicólogo é chamado a contribuir para a compreensão sobre a sexualidade e educação sexual, que envolve a construção da subjetividade humana através de um processo sócio histórico e cultural. O presente trabalho teve por objetivo realizar um Estado da Arte sobre a produção acadêmico/científica dos Congressos Nacionais de Psicologia Escolar (CONPEs) promovidos pela ABRAPEE de 2007 a 2017, nas temáticas sexualidade e educação sexual. Buscou-se, nos resumos publicados em Anais dos congressos, as palavras Sexualidade, Educação Sexual e Orientação Sexual, tanto nos títulos como no corpo dos resumos ou em palavras-chave. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa, seguindo os critérios de Minayo para a análise qualitativa. Foram localizados 42 artigos nos seis CONPEs analisados, o que corresponde a 1,09% do total de resumos, tendo sido apresentado em todos os CONPEs. Houve oscilação quanto ao percentual de resumos relacionados à temática em cada um dos anos, não havendo regularidade entre eles. A maior parte dos trabalhos são provenientes da região sudeste do Brasil, há um predomínio de autoras e quase a totalidade dos trabalhos tem entre os autores ao menos um graduado em Psicologia. A análise de conteúdo foi agrupada em dois eixos: Relato de Experiência (aproximadamente 47% dos trabalhos) e pesquisas cientificadas (aproximadamente 53% dos trabalhos). No eixo de Relato de Experiência, pudemos observar que há um predomínio de trabalhos sendo realizados com adolescentes em uma abordagem pedagógica de educação sexual, na qual as temáticas sobre infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência são recorrentes e o manejo desses aspectos estão sendo associados a outros, denotando a compreensão da Sexualidade em uma perspectiva biopsicossocial e histórica. Ainda nesse eixo, podem ser localizados trabalhos referentes a educação sexual de crianças, de educadores e pessoas com necessidades especiais. Os trabalhos, no eixo da Pesquisa Científica apresentam um segundo agrupamento: as pesquisas empíricas e as documentais. Os trabalhos empíricos visavam compreender a percepção sobre aspectos relacionados à sexualidade tanto de crianças, adolescentes, educadores, havendo, novamente, um predomínio das pesquisas com adolescentes que mostraram tanto uma percepção da sexualidade de forma ampla como a sexualidade sendo sinônimo de sexo; nos educadores a percepção é mais relacionada a tabus. Nos trabalhos de análise documental mostra-se a inserção de oficialização da educação sexual nas escolas, mas a dificuldade em sua implantação; e nos trabalhos de análise sobre programas televisivos foi possível observar que há um reforço no aspecto negativo da sexualidade. Pode-se observar que a Psicologia tem contribuído para que a sexualidade possa ser discutida no ambiente escolar, com pequenos avanços em comparação com outros momentos históricos, o que faz com que se possa minimizar os preconceitos que podem ser um estopim para ações que levem à violência e à banalização da Sexualidade, sendo necessário um posicionamento político pedagógico que possibilite a circulação do conhecimento como estratégia de quebra das ideias cristalizadas sobre sexualidade e educação sexual.
The psychologist is to contribute about sexuality and sexual education, involving the construction of the subjectivity of the human being, through a cultural and social-historic process. This paper tried to analyze the State of Art about the academic/scientific production of the National Congresses of School Psychology (CONPE), promoted by ABRAPEE from 2007 to 2017, in the sexuality and sexual education thematic. It was searched in the abstracts published in the annals of the congresses the words Sexuality, Sexual Education and Sexual Orientation in the abstract title, as well as in the scope and key words. The analysis of the data was made in a qualitative and quantitative way, using the Minayo criteria for the qualitative one. The 42 articles were found on the six CONPEs analyzed, which correspond to 1,09% of the total of abstracts, being presented in all the CONAPEs. There was an oscillation regarding the percentage of abstracts related to the thematic in each of the years, without a regularity between them. The biggest part of the papers was from the southeast of Brasil, and there is a predominance of female authors and almost all the papers have, among the authors, one person graduated in psychology. The analysis of the content was grouped in two axes: experience report (around 47% of the papers) and scientific research (around 53% of the papers). In the axe of experience report, we could observe that there was a predominance of works being done with teenagers in a pedagogic approach of sexual education, in which talks about sexually transmitted infection and teenage pregnancy is recurrent and these aspects are being associated to others denoting the comprehension of sexuality in a biopsychossocial and historic perspective. Still in this axe it can be found papers regarding sexual education of kids, educators and people with special needs. The papers in the axe of scientific research have presented a second grouping regarding a) the analysis of researches empirical and b) documentaries. The papers empirical were aimed to understand the perception about sexuality related aspects in kids, teenagers and educators, having once again a predominance of researches with teenagers, which showed a perception of sexuality in a wide form and as a synonym of sex; in the educators the perception is more related to taboos. The papers with documental analysis have shown the insertion of the officialization of sexual education in schools, but regarding the difficulty on its implantation; and in the papers of analysis about television programs, it was possible to observe that there is a reinforcement in the negative aspect of sexuality. We´re could observe that the Psychologist has contributed for the sexuality to be able to be discussed in the school environment, with small advances when compared to others historic moments, which allows to minimize the prejudices that could be a start to actions that would lead to violence and banalization of sexuality. It is necessary a political pedagogic positioning that makes it possible the dissemination of the knowledge as strategy to brake crystalized ideas about sexuality and sexual education

Descrição

Palavras-chave

Estado da arte, Educação sexual, Sexualidade, Psicologia Escolar, State of art, Sexual education, Sexuality, School psychology

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