Jogos no contexto universitário e as relações que os jovens estabelecem com as vivências da infância

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Data

2019-04-26

Autores

Fernandes, Amanda de Souza Marques

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Processos Formativos, Infância e Juventude do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP- Campus de Presidente Prudente. A pesquisa foi realizada em uma Universidade no interior do Estado de São Paulo e contou com a participação de 71 jovens que cursavam o 1º ano da graduação de um curso de Educação Física, divididos em duas turmas, período matutino e noturno. Sua origem está baseada na observação de práticas educativas referentes ao jogo. Um fenômeno foi apontado pela professora da disciplina de Atividades Lúdicas e Lazer da Universidade, a partir de um grupo de jovens que revelaram dificuldades em participar de atividades, as quais estão relacionadas à socialização, ao respeito às regras, à organização, à coordenação motora e ao equilíbrio emocional. Sendo assim, a pesquisa assumiu como objeto de investigação as vivências de jogos na infância de jovens universitários, investigando quais as intercorrências que levaram esses jovens a apresentar dificuldades de participação nos jogos coletivos e quais e como foram as vivências em jogos no decorrer da sua trajetória, até alcançarem o Ensino Superior. A investigação estabeleceu como objetivo principal identificar e analisar a relação entre as dificuldades dos jovens alunos durante a prática de jogos no contexto universitário e as vivências acontecidas durante a infância dos mesmos. Utilizamos como metodologia o estudo de caso e como instrumentos metodológicos a observação, o questionário e a entrevista de explicitação. Os resultados apontam que as vivências dos jovens sujeitos durante a sua infância são relevantes às práticas de atividades lúdicas que tais jovens desenvolvem atualmente há vários aspectos culturais que os jovens universitários trazem incutidos em si que fazem parte dessas vivências e que transparecem ao longo de suas ações, sendo uma dessas características as questões de gênero. As diferenças estabelecidas pela sociedade com relação a jogos e brincadeiras, relacionadas a meninos ou meninas, são trazidas pelos jovens ao longo de sua formação. Outros aspecto evidenciado está relacionado as práticas de atividades lúdicas vivenciadas pelos jovens universitários na infância e suas vivencias atuais, fico claro que os jovens que relataram não ter tido vivências ricas durante a infância, apresentaram dificuldades na realização das atividades durante as observações desta investigação, assim como os jovens que apontaram desprender grande parte do tempo durante a sua infância como jogos eletrônicos, também apresentaram dificuldades na área a socialização. Relevante se fez que entre os resultados encontrados a escola e as aulas da disciplina de Educação Física se mostraram como sendo espaços propícios para o desenvolvimento de jogos e brincadeiras, sendo este, para alguns, o único lugar para a vivencias de atividades desse caráter. Esperamos, por meio desta pesquisa, colaborar para ampliação das bases teóricas existentes sobre a importância dos jogos, das brincadeiras e dos brinquedos, assim como sobre a importância de vivências lúdicas, objetivando a construção de um sujeito com características importantes para a sociedade atual. Assim, identificamos a necessidade de investigações mais pormenorizados para o avanço dos resultados obtidos neste trabalho.
This dissertation is linked to the Research Line called: Formative Processes, Childhood and Youth of the Graduate Program in Education of the Faculty of Sciences and Technology, UNESP - Presidente Prudente Campus. The research was carried out in a University in the interior of the State of São Paulo and had the participation of 71 young people who attended the 1st year of the graduation of a Physical Education course, divided into two classes, morning and night. Its origin is based on observing educational practices related to the game. A phenomenon was pointed out by the teacher of the subject of Leisure Activities and Leisure of the University, from a group of young people who showed difficulties in participating in activities, which are related to socialization, respect for rules, organization, motor coordination and to emotional balance. Thus, the research took as object of investigation the experiences of games in the childhood of university students, investigating the intercurrences that led these young people to present difficulties of participation in the collective games and what and how they were the experiences in games in the course of their trajectory , until they reach Higher Education. The main objective of the investigation was to identify and analyze the relationship between the difficulties of young students during the practice of games in the university context and the experiences that occurred during their childhood. We use as methodology the case study and as methodological instruments the observation, the questionnaire and the interview of explanation. The results point out that the experiences of the young subjects during their childhood are relevant to the practices of play activities that these young people currently develop there are several cultural aspects that the university students bring insinuated in themselves that are part of these experiences and that appear throughout their actions , one of these characteristics being the gender issues. The differences established by society in relation to games and games, related to boys or girls, are brought by young people throughout their formation. Another aspect evidenced is related to the practices of play activities experienced by young university students in childhood and their current experiences, it is clear that the young people who reported not having had rich experiences during childhood, presented difficulties in carrying out the activities during the observations of this investigation, as well like the young people who pointed out to give up much of the time during their childhood like electronic games, also presented difficulties in the area the socialization. Relevant was made that among the results found the school and the classes of the Physical Education discipline were shown as being spaces conducive to the development of games and games, being this, for some, the only place for the experiences of activities of this character. Through this research, we hope to collaborate to broaden the existing theoretical bases on the importance of games, games and toys, as well as on the importance of playful experiences, aiming at the construction of a subject with important characteristics for the current society. Thus, we identified the need for more detailed investigations to advance the results obtained in this work.

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Palavras-chave

Jovem, Ensino superior, Jogo, Young, Higher education, Game

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