A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MERCADO FUNERÁRIO NO BRASIL: agentes, instituições e estratégias de negócios

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Data

2019-03-29

Autores

Santos, Sidnei Ferreira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento do mercado funerário na sociedade brasileira sob a luz da Sociologia Econômica, considerando o seu postulado de que os mercados são construções sociais, observando os diversos tipos de mercado e os diferentes juízos morais atribuídos à morte (SWEDBERG, 2004). Buscando entender o desenvolvimento da empresa funerária a partir dos planos funerários e o embate desses com os outros serviços, como seguros de vida e os planos de saúde que também oferecem seguros de vida e assistência funerária. Na intersecção das transformações societárias, políticas, econômicas e jurídicas, no interior do Estado brasileiro, buscando entender como tais mudanças provocam transformações no plano simbólico e material, criando novas iniciativas de produção e consumo, produtos e serviços funerários. A inspiração teórica pauta-se na Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu em termos metodológicos, através da coleta de dados das instituições que representam o setor funerário, como sindicatos, associações e também legislações referentes à atividade funerária.
This research analyzed the development of the funeral market in Brazilian society, under the light of Economic Sociology, considering the postulate that markets are social constructions, observing the different types of markets and the different moral judgments attributed to death. Thus, we sought to understand the development of the funeral company from the funeral plans and the clash of these with other services, such as life insurance and health plans, which in addition to offering life insurance, offer funeral assistance. At the intersection of societal, political, economic and juridical transformations within the Brazilian State, it sought to understand how these changes provoke transformations in the symbolic and material plane, creating new initiatives of production, consumption, products and funeral services. The theoretical inspiration was based on the Reflexive Sociology of Pierre Bourdieu; in methodological terms, secondary sector data such as unions and associations were used, as well as the study of the legal framework, as well as an interview with directors of a funeral company.

Descrição

Palavras-chave

Mercado Funerário, Sociologia Econômica, Morte, Construção Social do Mercado, Funeral Market, Economic Sociology, Death, Social Construction of the Market

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