A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-05-31

Autores

Ribeiro, Renan Cesar [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As tecnologias inseridas nas salas de aulas estão cada vez mais recorrentes, no entanto, não significa que estão sendo utilizadas da maneira correta ou de maneira significativa para o aluno. De um lado, o corpo docente encontra-se despreparado para enfrentar as diversidades que a tecnologia oferece, de outro lado, os alunos estão cada vez mais conectados com seus smartphones, tablets e computadores. Desse modo, a pesquisa “A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações” possui o objetivo de desenvolver sequências didáticas utilizando recursos de programação por meio da plataforma Scratch. Este trabalho propõe facilitar o aprendizado do aluno de maneira interativa e construtiva utilizando a plataforma Scratch, desenvolvendo por meio da programação, estratégias como simulações e animações com a criação de um personagem que interage com o aluno tornando o aprendizado significativo e dinâmico. Dessa forma, a elaboração da sequência didática usando o Scratch, conterá ferramentas que poderão proporcionar aprendizagem significativa.
Technologies in the classroom are increasingly recurrent; however, it does not mean that they are being used in the correct way or significant for the students. On the one hand, the faculty is unprepared to face the diversities that technology offers, on the other hand, students are increasingly connected with their smartphones, tablets and computers. This way, the research “the use of the Scratch as tool of teaching for creation of didactic sequences with the development of simulators and animations” possess the objective to create didactic sequences using programming by means of the Scratch platform. This work considers facilitate the learning of the pupil in interactive and constructive way using the platform Scratch developing strategies as simulation and animations with the creation of a personage who interacts with the pupil becoming the significant and dynamic learning. Of this form, the elaboration of the didactic sequence in the Scratch will contain tools that will be able to provide significant learning.

Descrição

Palavras-chave

Scratch, Simulações, Programação, Simulations, Programming, Meaningful Learning, Aprendizagem significativa, Didactic sequence, Sequência didática

Como citar