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dc.contributor.advisorXavier, Celso Cardoso [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Renan Cesar [UNESP]
dc.date.accessioned2019-06-28T12:12:38Z
dc.date.available2019-06-28T12:12:38Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182421
dc.description.abstractAs tecnologias inseridas nas salas de aulas estão cada vez mais recorrentes, no entanto, não significa que estão sendo utilizadas da maneira correta ou de maneira significativa para o aluno. De um lado, o corpo docente encontra-se despreparado para enfrentar as diversidades que a tecnologia oferece, de outro lado, os alunos estão cada vez mais conectados com seus smartphones, tablets e computadores. Desse modo, a pesquisa “A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações” possui o objetivo de desenvolver sequências didáticas utilizando recursos de programação por meio da plataforma Scratch. Este trabalho propõe facilitar o aprendizado do aluno de maneira interativa e construtiva utilizando a plataforma Scratch, desenvolvendo por meio da programação, estratégias como simulações e animações com a criação de um personagem que interage com o aluno tornando o aprendizado significativo e dinâmico. Dessa forma, a elaboração da sequência didática usando o Scratch, conterá ferramentas que poderão proporcionar aprendizagem significativa.pt
dc.description.abstractTechnologies in the classroom are increasingly recurrent; however, it does not mean that they are being used in the correct way or significant for the students. On the one hand, the faculty is unprepared to face the diversities that technology offers, on the other hand, students are increasingly connected with their smartphones, tablets and computers. This way, the research “the use of the Scratch as tool of teaching for creation of didactic sequences with the development of simulators and animations” possess the objective to create didactic sequences using programming by means of the Scratch platform. This work considers facilitate the learning of the pupil in interactive and constructive way using the platform Scratch developing strategies as simulation and animations with the creation of a personage who interacts with the pupil becoming the significant and dynamic learning. Of this form, the elaboration of the didactic sequence in the Scratch will contain tools that will be able to provide significant learning.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectScratchen
dc.subjectSimulaçõespt
dc.subjectProgramaçãopt
dc.subjectSimulationsen
dc.subjectProgrammingen
dc.subjectMeaningful Learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.subjectSequência didáticaen
dc.titleA utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animaçõespt
dc.title.alternativeThe use of Scratch as a teaching tool to create didactic sequences with the development of simulators and animationsen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEnsino de Física - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFísicapt
unesp.researchAreaProcessos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Físicapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000918080
dc.identifier.capes33283010001P5
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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