Formas e representações do amor: erotismo, narrativa e violência em Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-05-13

Autores

Nakamura, Igor Iuri Dimitri [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Em Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), Marçal Aquino constrói uma narrativa amorosa tensionada por uma diegese da violência, a partir de níveis narrativos distintos, nos quais se desdobram as várias facetas do amor, sobretudo o erótico, que põe em relevo a imagem do corpo, a partir da instância emotiva de um “eu” que ama. Partindo da hipótese de que o tema do amor se engendra nas formas da obra literária, dos sentidos do erótico à estrutura narrativa no romance, esta dissertação tem como objetivo analisar a configuração do discurso erótico-amoroso em torno da presença do corpo, utilizando-se do aporte teórico-crítico advindo de Bataille, Barthes, Paz, Schopenhauer, Rougemont, Soble e Morin. Objetiva-se, ainda, explorar a decodificação do erotismo, figurativizado na dualidade da protagonista Lavínia, a partir dos conceitos como simbiose amorosa por dominação e servidão de Fromm. Pretende-se também mostrar, por meio de uma leitura analítico-interpretativa, como a tessitura da temática amorosa é organizada na construção da narrativa em contraste com a temática da violência, valendo-se das categorias narrativas propostas por Genette.
In Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2005), Marçal Aquino constructs a love narrative tensioned by a diegese of violence, from distinct narrative level, in which the various facets of love unfolds, especially the erotic, which highlights the body image from the emotional instance of the “I” who loves. Starting from the hypothesis that the love theme is engendered in the forms of literary work, from the meanings of erotic to narrative structure in the novel, this dissertation aims to analyze the configuration of erotic-loving discourse around the presence of body, using the theoretical-critical contribution coming from Bataille, Barthes, Paz, Schopenhauer, Rougemont, Soble e Morin. The objective is also to explorer the decoding of eroticism, figurativized in the duality of protagonist Lavínia, from the concepts of symbiotic relationship by domination and servitude of Fromm. The intention is also to show, through a analytic-interpretative reading, ho the texture of love theme is organized in the construction of narrative in contrast to the theme of violence, using the narrative categories proposed by Genette

Descrição

Palavras-chave

Amor, Erotismo, Narrativa, Violência, Marçal Aquino, Love, Eroticism, Narrative, Violence

Como citar