Desenvolvimento de metodologia de avaliação de egressos de um programa de mestrado em pesquisa clínica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-06-19

Autores

Desiderio, Tamiris Mariani Pereira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pós-graduação na modalidade profissional vem ganhando espaço em todas instituições mundiais e representa um divisor de águas entre o modelo acadêmico tradicional e as necessidades mais recentes do sistema de inovação científica, tecnológica e setor produtivo. Com isso, passa a ter uma crescente procura por ingressantes que já atuam no mercado de trabalho. O êxito do egresso, seja medido por inserção em instituições, empregabilidade e salários ou outras variáveis, é de grande importância para que os programas possam aprimorar suas metodologias e também conhecer mais sobre a área em que estão atuando. Objetivou-se elaborar um sistema de avaliação do perfil e êxito dos egressos do Programa de Mestrado em Pesquisa Clínica – FMB/CEVAP contribuindo para sua melhoria, atendendo às necessidades da Unesp e órgãos governamentais como a CAPES. Diante desta realidade foram feitas adaptações em um instrumento de avaliação de egressos que foi submetido à metodologia DELPHI por meio de consulta a dois grupos de peritos da área de Pesquisa Clínica que foram selecionados por meio de listas de pesquisadores que atendiam critérios como: obtenção de publicações na área de Pesquisa Clínica, vínculo institucional com estabelecimentos de pesquisa, participação em projetos na área de Pesquisa Clínica. Os participantes avaliaram as questões utilizando a escala LIKERT. Após a análise estatística das respostas e consequente verificação da concordância dos mesmos sobre o instrumento, houve a disponibilização da plataforma online que foi utilizada para aplicação junto aos alunos e egressos participantes do Grupo Piloto. Após a análise das respostas a ferramenta foi sugerida para a Coordenação do Curso de Pós- Graduação em Pesquisa Clínica (Mestrado Profissional) da FMB/CEVAP - UNESP.
Professional graduate programs have been gaining ground in all world institutions and represent a watershed between the traditional academic model and the more recent needs of the scientific, technological and productive innovation system. As a result, there is a growing demand for new entrants who already work in the labor market. The success of the egress has been by insertion in institutions, employability salaries and other variables, so identifying the profile of the egress it is of great importance for the programs to improve their methods and also to know more about the field in which the prior students they are acting. The objective of the study was to elaborate and validate a system of evaluation of the profile and success of the graduates of a Masters program and to contribute to the increasing improvement of the same, attending to institutional needs and governmental organs. Faced with this reality, adaptations were made in a graduated evaluation instrument that was submitted to validation by the DELPHI methodology using the LIKERT scale. After it statistical analysis of the answers and consequent validation of the instrument, will be made available an online platform that will be applied graduate students of the Postgraduate Course in Clinical Research (Professional Master's Degree) of FMB / CEVAP - UNESP in 2017 and subsequent years.

Descrição

Palavras-chave

Avaliação educacional, Base de dados, Educação, Educational measurement, Database, Educational

Como citar