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dc.contributor.advisorCastagna, Paulo Augusto [UNESP]
dc.contributor.authorMeyer, Adriano de Castro [UNESP]
dc.date.accessioned2019-09-23T17:50:16Z
dc.date.available2019-09-23T17:50:16Z
dc.date.issued2019-07-26
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183572
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é compreender a relação entre duas orquestras da Universidade de São Paulo. A Orquestra Universitária de Concertos, criada em 1945, era um grupo amador, formado por professores, alunos e comunidade externa. Dirigida por León Kaniefsky, o grupo ligava-se diretamente à Reitoria. A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) iniciou atividades em 1975 sob a direção de Camargo Guarnieri, integrada exclusivamente por profissionais. Por meio de pesquisa documental em fontes primárias, em arquivos institucionais e pessoais, analisamos os objetivos e contextos de criação dos dois grupos. A base para o estudo foi a história da própria Universidade de São Paulo, onde sua criação e a Reforma Universitária de 1969 significaram pontos cruciais. Apesar de cada grupo pertencer a contextos distintos a posição institucional de ambos mostrou-se a mesma, sem compromissos didáticos e relacionados às estruturas centrais da Universidade.pt
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to understand the relationship between two orchestras maintained by the University of São Paulo. The Orquestra Universitária de Concertos (University Concert Orchestra), created in 1945, was an amateur ensemble formed by professors, students and the external community. Directed by León Kaniefsky, the group had direct ties to the Rectory. The Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Symphony Orchestra of the University of São Paulo – Osusp) began its activities in 1975 under the direction of Camargo Guarnieri; it was exclusively composed of professionals. This work presents an analysis carried out by documentary research on primary sources, especially institutional and personal archives, through which the objectives and contexts of the creation of the two groups were analyzed. The basis for the study was the history of the University of São Paulo itself, where its creation and the University Reform of 1969 meant crucial points. Although each group belongs to different contexts, the institutional position of both was the same, without didactic commitments and related to the central structures of the University.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectOrquestraspt
dc.subjectOrquestra Universitária de Concertospt
dc.subjectLeón Kaniefskypt
dc.subjectOsusppt
dc.subjectMozart Camargo Guarnieript
dc.subjectUniversidade de São Paulopt
dc.subjectOrchestrasen
dc.subjectOrquestra Universitária de Concertosen
dc.subjectLeón Kaniefskyen
dc.subjectOsuspen
dc.subjectUniversity of São Pauloen
dc.subjectCamargo Guarnierien
dc.titleDa Orquestra Universitária de Concertos à Osusp: a música esquecida da Universidade de São Paulopt
dc.title.alternativeFrom the University Concert Orchestra to Osusp: the forgotten music of the University of São Pauloen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaMusicologia/etnomusicologiapt
unesp.researchAreaMúsica, epistemologia e culturapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000925340
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.lattes5890524829425382
dc.identifier.orcid0000-0003-4757-9876
unesp.advisor.lattes5890524829425382
unesp.advisor.orcid0000-0003-4757-9876
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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