Processos criativos: uma experiência com a Orquestra Infanto-juvenil da EMIA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-08-03

Autores

Bertolini, Liliana Maria [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Resumo Este trabalho é um estudo de caso desenvolvido no Instituto de Artes da UNESP no Programa de Pós-graduação em Música, no curso de Mestrado. O objetivo principal deste trabalho foi compreender de que modo se desenvolveram as práticas criativas com a Orquestra infanto-juvenil da EMIA no período de 2015 a 2018. Para este fim, foi levantada uma série de questões relacionadas ao modo de trabalho, que incentivou, a um só tempo, a capacidade de improvisar e o aumento de segurança e autonomia no instrumento e no grupo. Para sustentar as ações e reflexões da pesquisa foram estudadas as ideias de Schafer, que colaboraram para o trabalho inicial de apreciação musical com foco na escuta ativa de peças do repertório dos séculos XX e XXI, por meio de propostas interativas. Os estudos de Koellreutter sustentaram o trabalho de improvisações dos alunos, e a pesquisa de Chefa Alonso inspirou e nutriu o trabalho de improvisação livre com a orquestra, com foco na investigação sonora do próprio instrumento e nas infinitas maneiras de interação e escuta entre os participantes. O que se constatou foi a compreensão de várias camadas de aprendizados dos alunos, bem como da própria pesquisadora/regente do grupo. Aspectos como a atitude de escuta, de compreensão da forma, de interatividade, foram incorporados não somente nas improvisações, mas na sua forma de tocar. A confiança, bem como a dimensão que estes aspectos exercem na vida dos alunos, foi comprovada na diversidade de relatos cheios de emoções dos participantes. Verificou-se, ao final do processo, um caminho capaz de motivá-los a se expressar com um vocabulário sonoro cada vez mais amplo, bem como despertá-los para jogar e brincar com os sons, num diálogo sem palavras. Acredita-se que esta pesquisa contribuirá para estimular o trabalho de criação musical com orquestras de estudantes.
This work is a case study developed at the Institute of Arts of UNESP in the Postgraduate Program in Music, in the Master course. The main objective of this work was to understand how the creative practices were developed with EMIA’s Children/Youth Orchestra in the period between 2015 and 2018. To this end, a series of issues related to the way of work was raised, which encouraged both the ability to improvise and increase security and autonomy in the instrument and in the group. In order to support the actions and reflections of the research, Schafer 's ideas were studied, collaborating with the initial phase of musical appreciation focusing on the active listening of pieces from the repertoire of the XX and XXI centuries, through interactive proposals. Koellreutter's studies assisted the students' improvisation work, and Chefa Alonso's research inspired and nurtured free improvisation work with the orchestra, focusing on the sonorous research of the instrument itself and the endless ways of interaction and listening among participants. What was found was the understanding of several layers of learning of the students, as well as the researcher / regent of the group itself. Aspects such as the attitude of listening, understanding of form and interactivity were incorporated not only in improvisations, but in the way they played. The confidence, as well as the dimension that these aspects exert in the lives of the students, has been proven in the diversity of the participants' emotions. It was certified, at the end of the process, that there was a way to motivate them to express themselves in an ever wider sound vocabulary, as well as to awaken them to play with the sounds, in a dialogue without words. We believe that this research will contribute to stimulate the work of musical creation with orchestras of students.

Descrição

Palavras-chave

Improvisação livre, Criação musical, Educação musical, Integração de linguagens, Free improvisation, Musical creation, Music education, Language integration

Como citar