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dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorBarros, Ricardo Abdalla
dc.date.accessioned2019-09-27T19:52:05Z
dc.date.available2019-09-27T19:52:05Z
dc.date.issued2019-07-29
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183644
dc.description.abstractEssa pesquisa tem como tema o ensino superior em Música no Estado de São Paulo. Seu foco recai sobre os docentes-bacharéis professores de instrumento e o que seria necessário para a superação de ações técnicas baseadas em modelos tradicionais. O texto inicia-se abordando a pedagogia universitária e os desafios que ela enfrenta na contemporaneidade. Após essas considerações, traça um breve panorama histórico sobre a formalização do ensino de Música. Diante desse panorama, conclui-se que a Música adentrou a universidade baseada em um modelo específico, aqui chamado de conservatorial, que prioriza a Música Erudita europeia em detrimento das demais. Para enfrentar essa questão, começa-se a montar o arcabouço de saberes docentes que servirão de base para as análises que depois serão feitas. Nesse processo, são abordados autores tanto da literatura clássica, como Maurice Tardif, quanto de pesquisadores que se dedicaram ao estudo dos saberes docentes em Música. A metodologia parte dos princípios da pesquisa qualitativa em educação, utilizando a análise de conteúdo para o exame dos dados. Os sujeitos dessa pesquisa são todos bacharéis, professores de instrumento em instituições de ensino superior públicas do Estado de São Paulo: USP, UNICAMP e UNESP. A coleta de dados foi realizada em três momentos: no primeiro, foi aplicado um questionário de forma on-line, disponibilizado aos docentes por meio de seus e-mails; no segundo, foi aplicada uma entrevista semiestruturada aos docentes que desejaram continuar na pesquisa; e, na última etapa, esses professores foram acompanhados em suas aulas práticas de instrumento musical. As dimensões de análise para os dados coletados foram delimitadas a partir dos próprios saberes docentes considerados vitais para a docência universitária em Música – tanto aqueles presentes no modelo conservatorial quanto outros que possam provocar mudanças de paradigma. Essas dimensões nasceram de um referencial teórico híbrido, no qual predominam as considerações de Tardif (2014) e Azevedo (2009). Após analisar os dados, chega-se à conclusão de que os saberes da docência musical podem vir a contribuir para mudanças paradigmáticas do habitus conservatorial dos professores para uma consciência crítica no ensino do instrumento musical. Semelhante ao que faz Gauthier et al (2013), é construído um reservatório de saberes docentes a partir das realidades e contextos analisados, o qual é constituído pelos seguintes saberes: disciplinares, curriculares, experienciais, da tradição pedagógica, da docência musical, dialógicos e afetivos e da ação colaborativa.pt
dc.description.abstractThis research has main theme is the higher education in Music on the State of São Paulo. Its focus on the teachers with bachelor degrees, teaching musical instrument and what would be necessary to overcome technical aspects on the teaching practice based on traditional models. The text begins by addressing university pedagogy and the challenges it faces in contemporary times. After these considerations, it gives a brief historical overview about the formalization of Music teaching. Given this scenario, it is concluded that Music entered the university based on a specific model, here called conservatory, which prioritizes European classical music over others. To address this issue, we begin to assemble the framework of teaching knowledge that will serve as the basis for the analyzes that will later be done. In this process, authors from both classical literature, such as Maurice Tardif, and from researchers dedicated to the study of teaching knowledge in Music are approached. The methodology starts from the principles of qualitative research in education, using content analysis to examine the data. The subjects of this research are all bachelors, instrument teachers in public higher education institutions of the State of São Paulo: USP, UNICAMP and UNESP. Data collection was performed in three moments: firstly, through an online questionnaire, made available to teachers through their e-mails; in the second moment, a semi-structured interview was applied to the teachers who wished to continue the research. And in the last stage, these teachers were accompanied in their practical lessons. The dimensions of analysis for the collected data were delimited from the teacher's own knowledge considered vital for university teaching in Music - both those present in the conservatory model and others that may cause paradigm changes. These dimensions were born from a hybrid theoretical framework, in which the considerations of Tardif (2014) and Azevedo (2009) predominate. After analyzing the data, it is concluded that the knowledge of musical teaching can contribute to paradigmatic changes of the conservatory habitus of teachers to a critical awareness in the teaching of the musical instrument. Similar to what does Gauthier et al (2013), a reservoir of teaching knowledge is built from the analyzed realities and contexts, which is constituted by the following knowledge: disciplinary, curricular, experiential, pedagogical tradition, musical teaching, dialogical and affective and collaborative action.en
dc.description.abstractLe thème de cette recherche se pose sur l'enseignement supérieur en musique dans l'État de São Paulo. Son objectif se concentre sur les enseignants d'instruments de musique qui sont licenciés et sur ce qui serait nécessaire pour surmonter les actions techniques basées sur les modèles traditionnels. Le texte débute par aborder la pédagogie universitaire et les défis auxquels elle est confrontée à l’époque contemporaine. Après ces considérations, il donne un court aperçu historique de la formalisation sur l’enseignement de la musique. Compte tenu de ce scénario, on conclut que la musique est entrée à l'université sur la base d'un modèle spécifique, appelé ici conservatoire, qui donne la priorité à la musique classique européenne par rapport aux autres. Pour résoudre ce problème, on commence à assembler le cadre de connaissances en enseignement qui servira de base aux analyses qui seront effectuées ultérieurement. Dans ce processus, des auteurs appartenant à la fois à la bibliographie classique, telle que Maurice Tardif, et à des chercheurs dédiés à l'étude des connaissances en enseignement de la musique sont abordés. La méthodologie relève des principes de la recherche qualitative en éducation, en utilisant une analyse de contenu pour examiner les données. Les participants de cette recherche sont tous enseignants licenciés en instruments dans des établissements publics d'enseignement supérieur de l'État de São Paulo: USP, UNICAMP et UNESP. L'enquête de données a été réalisée en trois moments: au début, un questionnaire en ligne a été appliqué, mis à la disposition des enseignants par courrier électronique; dans le second cas, un entretien semi-structuré a été appliqué aux enseignants qui souhaitaient poursuivre la recherche, et dans la dernière étape ces enseignants ont été accompagnés dans leurs leçons pratiques d'instrument de musique. Les dimensions de l'analyse pour les données obtenues ont été délimitées à partir des connaissances propres à l'enseignement considérées comme essentielles pour l'enseignement universitaire en musique - à la fois celles qui sont présentes dans le modèle de conservatoire et celles qui peuvent provoquer des changements de paradigme. Ces dimensions sont nées d'un cadre théorique hybride, dans lequel prédominent les considérations de Tardif (2014) et Azevedo (2009). Après l'analyse des données, on conclut que la connaissance de l’enseignement musical peut contribuer aux changements paradigmatiques de l’habitus du modèle conservatoire des enseignants vers une prise de conscience dans l’enseignement de l’instrument de musique. A l'instar de Gauthier et al. (2013), un réservoir de savoirs des enseignants est façonné à partir des réalités et des contextes analysés, lequel est constitué par des connaissances suivantes: disciplinaires, curriculaires et expérientielles, de la tradition pédagogique, de l'enseignement musical, du dialogue et de l'action affective et collaborative.fr
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectMusica - instrução e estudopt
dc.subjectEducação - estudo e ensinopt
dc.subjectUniversidadespt
dc.subjectMusic teachingen
dc.subjectUniversity pedagogyen
dc.subjectTeaching knowledgeen
dc.subjectEnseignement musicalfr
dc.subjectPédagogie universitairefr
dc.subjectSavoirs des enseignantsfr
dc.titleOs professores universitários dos cursos de Música e o desafio da construção dos saberes docentes: um estudo com bacharéispt
dc.title.alternativeUniversity teachers on Music courses and the challenge of building teaching knowledge: a study with bachelorsen
dc.title.alternativeLes enseignants universitaires de Musique et le défi de la construction d'un savoir: une étude avec des licenciés en Musiquefr
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaLinguagem - Experiência - Memória - Formaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000925490
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.lattes9683880235696496
unesp.advisor.lattes9683880235696496
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
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